Ator Milton Gonçalves - Reprodução/Vídeo/Youtube/Jornal da Band
Milton Gonçalves

Milton Gonçalves foi abandonado pelo pai na infância

Ator faleceu no Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 30, em decorrência de AVC sofrido há 2 anos

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 30/05/2022, às 17h39

Milton Gonçalves, que morreu em casa em decorrência de problemas de saúde, nesta segunda-feira, 30. O ator faleceu por volta das 12h30, em sua casa, no Rio de Janeiro.

Segundo a família, Milton estava com problemas de saúde decorrentes de um AVC sofrido em 2020, que fez com que ele precisasse ficar internado três meses necessitando de aparelhos para respirar. O velório ocorrerá no Theatro Municipal, no Centro da cidade, nessa terça-feira, 31. As informações são do portal G1.

Com mais de 60 anos de carreira, Milton Gonçalves, que primeiro passou pela TV Tupi, compôs o primeiro elenco de atores da Globo, onde já fez por volta de 40 novelas. Já atuou em ‘O bem-amado’, ‘Pecado capital’ e ‘Sinhá Moça’, que lhe rendeu uma indicação ao Emmy na categoria “Melhor ator internacional”.

Milton também foi o primeiro brasileiro a apresentar o evento, anunciando o “Melhor Programa Infanto-juvenil”ao lado da atriz americana Susan Sarandon.  Sua última novela na TV Globo foi ‘O Tempo Não Para’, em 2018, quando interpretou o catador de materiais recicláveis Eliseu

Em entrevista ao Extra em 2011, o ator contou ter sido abandonado pelo pai quando tinha apenas 6 anos de idade. Na época da entrevista, ele iniciava as gravações de 'Insensato Coração', dando vida a Gregório, personagem que tinha uma relação conturbada com o filho, André, interpretado por Lázaro Ramos. O ator contou que, na época, trabalhava em uma banca de frutas. 

Ele chegou para mim e disse que estava indo embora. Só fui revê-lo após 30 anos, já trabalhando na Globo. Meu irmão, eu e meu tio Pedro fomos encontrá-lo, mas ele não me reconheceu”, disse Milton. “Foi triste, isso me machucou muito”, completou. 

" Meu tio perguntou: "Sabe quem é esse?". Meu pai falou: "Não sei quem é, não". "É seu filho", disse meu tio. Mas ficou por aí. Isso só reafirmou a sensação de distância entre nós", contou.

Carreira e militância política

Milton Gonçalves, foi durante toda a vida, ativo na luta para a representatividade e reconhecimento do trabalho de artistas negros. Também teve importante militância política. Se candidatou ao governo do Rio de Janeiro em 1994 pelo PMDB e foi simpatizante do Partido Comunista Brasileiro em sua juventude. 

morte novela globo Abandono Emmy Lázaro Ramos Milton Gonçalves

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados