Casa Branca - Getty Images
Invasão hacker

Microsoft afirma que hackers chineses invadiram e-mails do governo dos Estados Unidos

A empresa, que abriu uma investigação em 16 de julho, divulgou em seu site o resultado das apurações

Redação Publicado em 12/07/2023, às 19h12

Procurando por dados de Inteligência, hackers chineses invadiram e-mails de múltiplas instituições governamentais dos Estados Unidos, conforme repercutido pelo portal UOL, a Microsoft alertou sobre a invasão em sua página na internet. 

Ainda nesse comunicado, a empresa informou que abriu uma apuração no dia 16 de julho, após “atividades anômalas de email”, e que o responsável, que recebeu o nome de Storm-0558, está agindo na China

A gigante da computação também expôs que Storm-0558 se infiltrou em emails de ao menos 25 organizações, entre elas contas contas governamentais. E apurou que o invasor: "visa principalmente agências governamentais do oeste da Europa e se concentra em espionagem, roubo de dados e acesso a credenciais".

O ataque

No portal da gigante da computação, o vice-presidente da Microsoft, Charlie Bell, explicou os possíveis objetivos dos hackers

"Esse tipo de adversário motivado pela espionagem procura abusar de credenciais e obter acesso a dados localizados em sistemas confidenciais", afirmou Bell.

Em entrevista ao programa de televisão Good Morning America, Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, também comentou o ataque e esclareceu  que o mesmo foi identificado "muito rápido".

"O assunto ainda está sendo investigado, então deixo para lá porque estamos reunindo mais informações em consulta com a Microsoft e continuaremos informando-as publicamente à medida que soubermos mais", disse Sullivan.

Contradições

Na manhã desta quarta-feira, 12, o The Washington Post declarou que os sistemas invadidos não tinham relevância, e acrescentou que "as contas de e-mail do Pentágono, da comunidade de Inteligência e dos militares não pareciam ter sido afetadas".

Mark Warner, senador do estado da Virgínia e presidente do Comitê de Inteligência do Senado, disse que a Microsoft está "monitorando de perto o que parece ser uma violação significativa da segurança cibernética por parte da Inteligência chinesa".

Estados Unidos China e-mail governo Microsoft hackers invasão cibernética

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados