Imagens de antiga cabeça de maça descoberta na Polônia - Reprodução/Facebook/Lubelski Wojewódzki Konserwator Zabytków
Arqueologia

Menino de 12 anos encontra cabeça de maça medieval na Polônia

Descoberta na comuna de Wilków, na Polônia, antiga maça medieval foi encontrada em meio a destroços de um projeto de construção

Redação Publicado em 14/12/2023, às 10h49 - Atualizado às 11h01

Em meio aos destroços de um projeto de construção em frente a casa de seus pais, o pequeno Witold Bołtuć, de apenas 12 anos, realizou um achado surpreendente em Wilków, na Polônia. Ao ver um objeto estranho na terra, aproximou-se, o pegou e, posteriormente, aquilo se revelaria uma cabeça de maça medieval.

Segundo o Conservador Provincial de Monumentos de Lublin, em publicação no Facebook, Bołtuć reconheceu corretamente o "caráter histórico" do objeto. "Os pais do menino relataram imediatamente a descoberta à Universidade de Lublin", continua.

A maça, por sua vez, possui cerca de sete centímetros de comprimento, sendo fundida em bronze, de acordo com o All That's Interesting. Fora a ação do tempo, ela ainda apresenta desgastes consideráveis em sua forma, mas ainda não foi concluído como ela pode ter sido utilizada no passado: "É difícil avaliar se os danos foram causados ​​como resultado dos combates, ou talvez tenham sido usados… como martelo", pontua a instituição de conservação.

+ Cabeças de machado da Idade do Bronze são descobertas na Polônia

Origem

Os investigadores também descrevem que a maça provavelmente se originou entre os séculos 12 e 14, sendo armas bem populares na Europa Oriental, especialmente na atual Ucrânia, nesta época, conforme relata a Rádio Polskie. Na região, as maças eram vistas não só como eficientes armas de combate, mas também como símbolos de poder e prestígio.

Maça da Assembleia Nacional de Belize / Crédito: Foto por 總統府 pelo Wikimedia Commons

 

A origem geográfica do artefato, porém, é mais difícil de se apontar; porém, os investigadores sabem ao menos como ela chegou até Wilków. Ainda no Facebook, explicam que ela foi recolhida em Kłodnica — a pouco mais de 300 quilômetros de distância de onde foi encontrada — junto a um monte de terra destinado a fortificar a entrada de automóveis do celeiro da família Bołtuć.

Vale mencionar que Kłodnica fica próximo a dois assentamentos medievais, um na própria região, ocupado por volta do século 11, e outro nas proximidades de Żmijowiska, da mesma época.

Mundo História notícias arqueologia Polônia maça medieval

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados