O judoca israelense Tohar Butbul - Divulgação/COB
Olimpíadas

Lutador argelino de judô teria se recusado a lutar contra atleta israelense

Judoca israelense foi declarado vencedor de competição nas Olimpíadas supostamente após seu oponente ter se recusado a lutar com ele

Giovanna Gomes Publicado em 29/07/2024, às 09h57

Em sua estreia nos Jogos de Paris, o judoca israelense Tohar Butbul (-73kg) foi declarado vencedor por ippon após seu oponente, Dris Messaoud Redouane, da Argélia, se desqualificar durante a pesagem. Redouane, que gosta de rezar e ler o Alcorão antes das lutas, apareceu com 73,4 kg, acima do limite da categoria (-73kg).

Segundo o portal O Globo, contudo, acredita-se que a desqualificação tenha sido motivada por razões políticas, por ele se recusar a lutar contra o israelense. Redouane pode ser punido pela Federação Internacional de Judô se a desqualificação intencional for confirmada.

Declarações

"Eu o respeito. É realmente um bom atleta. Não o odeio. Gostaria de ter lutado. Não aconteceu. Às vezes a política atrapalha (o esporte). Pode ser que ele quisesse lutar, mas seu governo não o permitiu. Acredito que os atletas argelinos e a maioria dos atletas muçulmanos não possam lutar contra os israelenses. Acho que são vítimas" lamentou Tohar, disse o atleta após sua eliminação, conforme o O Globo.

Quem sabe um dia haja paz, eu possa apertar a sua mão e que a gente possa se enfrentar. Que ele possa treinar em Israel e eu, na Argélia. A Olimpíada é uma boa chance para essa mensagem de paz" declarou.

Na fase seguinte, o israelense enfrentou Hidayat Heydarov do Azerbaijão, atual campeão mundial e atual número um do mundo, e foi eliminado das Olimpíadas.

Israel olimpíadas atleta israelense argelino Jogos Oímpicos judoca

Leia também

Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado