O presidente Lula (à esqu.) e registro de destruição em Rafah, Gaza (à dir.) - Getty Images
Hamas

Lula é elogiado pelo Hamas ao comparar Gaza com o Holocausto

Grupo extremista Hamas elogiou o presidente brasileiro Lula por comparar o que acontece na Faixa de Gaza com o holocausto cometido pelos nazistas

Redação Publicado em 18/02/2024, às 18h17

O grupo extremista Hamas elogiou o presidente Luis Inácio Lula da Silva neste domingo, 18. O presidente comparou a atuação de Israel na Faixa de Gaza com o que aconteceu durante o holocausto cometido pelos nazistas.

Durante entrevista em Adis Abeba, Etiópia, no qual participou da 37ª Cúpula da União Africana, Lula foi questionado a respeito dos países que deixaram de fazer repasses para a UNRWA, agência da ONU que ajuda refugiados palestinos.

Assim, o presidente chamou atenção para os países que não enxergam o que realmente acontece hoje na Faixa de Gaza, enquanto o mundo presencia a guerra entre Israel e o Hamas. "Não é uma guerra entre soldados e soldados. É uma guerra entre um exército altamente preparado e mulheres e crianças", afirmou ele.

Para Lula, Israel comete genocídio na Faixa de Gaza. Assim, ele comparou a ação do país com o que os nazistas fizeram durante a Segunda Guerra Mundial.

"O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus", disse Lula.

Hamas elogia

Através do canal oficial no Telegram, repercute o UOL, o grupo extremista Hamas elogiou a resposta de Lula. Para o grupo, "a declaração surge no contexto de uma descrição precisa daquilo a que o nosso povo está exposto".

Além disso, o Hamas acredita que a fala "revela a enormidade do crime sionista cometido com disfarce e apoio aberto pela administração americana liderada pelo presidente [Joe] Biden"

Assim, o Hamas fez um apelo a Corte Internacional de Justiça "para que tenha em conta a declaração do presidente brasileiro relativamente às violações e atrocidades que o nosso povo palestino está a sofrer nas mãos do exército de ocupação criminoso e dos seus colonos terroristas, que nunca foram testemunhadas na história moderna".

"Apreciamos a declaração do presidente brasileiro Lula da Silva, que descreveu aquilo a que o nosso povo palestino está a ser submetido na Faixa de Gaza como um Holocausto, e que o que os sionistas estão a fazer hoje em Gaza é o mesmo que Hitler nazista fez aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial", afirmou o Hamas em comunicado.

Israel Nazismo Holocausto declaração polêmica Lula Hamas fala

Leia também

Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo