Presidente Lula em reunião em outubro de 2022 - Ricardo Moreira/Getty Images
Educação

Lula afirma que não vai revogar o Novo Ensino Médio

Fala vem após suspensão da implementação do novo sistema de ensino, que inicialmente vai durar 60 dias

Eduardo Lima, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 06/04/2023, às 13h21

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do Brasil, afirmou nessa quinta-feira, 6, que não vai revogar o Novo Ensino Médio, e sim discuti-lo. A fala sobre a postura do governo federal vem em sequência à suspensão da implementação desse novo sistema educacional. Segundo o chefe do Executivo brasileiro, é preciso discutir maneiras de "aperfeiçoar" o modelo renovado e suas diretrizes.

Na última quarta-feira, 5, o Ministério da Educação (MEC) publicou uma portaria (documento com ordens sobre a aplicação das leis que vem do poder executivo) que suspende os prazos de implementação do Novo Ensino Médio por 60 dias.

Isso não altera o dia a dia das escolas na prática, que devem continuar seguindo as novas diretrizes que já estavam sendo usadas, sendo uma suspensão com a intenção de discutir o novo modelo de ensino médio.

Segundo a coluna da jornalista Ana Flor no g1Lula disse a jornalistas em um café no Palácio do Planalto que o governo não vai revogar o pacote educacional.

“Não vamos revogar. Suspendemos e vamos discutir com todas as entidades interessadas em discutir como aperfeiçoar o ensino médio nesse país (...) Nós vamos suspender por um período, até fazer um acordo que deixe todas as pessoas satisfeitas com o ensino médio nesse país", explicou ele na ocasião. 

Suspensão

Camilo Santana (PT), o ministro da Educação, está cumprindo uma decisão da comissão de educação da transição de governo, como explicou Lula. Essa equipe da transição se reuniu em novembro e dezembro de 2022, e apontou problemas no Novo Ensino Médio e na maneira como ele estava sendo implementado.

O ministro do MEC ainda afirma que não houve discussão sobre a implementação do sistema pelos ocupantes anteriores da pasta da Educação no governo federal. Essa suspensão teoricamente servirá ao propósito de discutir o modelo do Novo Ensino Médio, avaliar e reestruturar a política nacional de educação.

Brasil educação Lula MEC ensino médio novo ensino médio

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone