Complexo subterrâneo que pode ter servido como culto à fertilidade - Divulgação/Revista - Antiquity
Mundo

Local de culto à fertilidade de 2 mil anos é encontrado na Turquia

Estrutura da Idade do Ferro mostra pinturas de divindades antigas, confira

Alan de Oliveira | @baco.deoli Publicado em 12/05/2022, às 10h41

Complexo subterrâneo que pode ter servido como culto à fertilidade no primeiro milênio a.C. foi alvo de arqueólogos na Turquia. Na quarta-feira, 11, os estudos foram publicados na revista “Antiquity”. A estrutura apresenta desenhos que remetem às diversas divindades no estilo assírio, instigando pesquisadores.

O complexo está localizado na Vila de Başbük e ainda não é possível identificar todas as informações pela impossibilidade de entrada completa na construção, devido à estrutura arcaica e perigosa.

O painel de parede contém uma representação da procissão divina com elementos anteriormente desconhecidos, com escrita aramaica para descrever algumas das divindades, combinando a iconografia divina neo-assíria, aramaica e siro-anatólia”, falou Selim Ferruh Adalı, um dos autores no site “Live Science”. 

A região foi descoberta por saqueadores que rodeavam duas casas abandonadas da região em 2017, com a chegada de policiais que prenderam as pessoas que tiveram a ideia de invadir as propriedades e roubar os tesouros históricos.

De imediato os policiais notificaram os arqueólogos do "Museu Arqueológico de Şanlıurfa", que concluíram que a abertura feita por criminosos, de 2,2 por 1,5 metros, chegava a uma câmara de entrada, esculpida em rocha calcária e em 2018 começaram as primeiras tentativas de adentrar e buscar artefatos ou informações.

Devoções descobertas em pinturas

Divulgação/Revista - Antiquity

 

O painel acima mostra como funcionava uma procissão, deuses e deusas do panteão arameu, com escritos em aramaico. Ao todo, são 8 deuses representados, sendo quatro não identificados. Inscrições revelam 3 deuses: Šamaš, deus do Sol, Atargatis, deusa da fertilidade e proteção, além de Adade, deus da tempestade.

História notícias arqueologia obra deuses museu rupestre

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone