Datas de entrega dentro da cópia de Refugees, de Arthur Conan Doyle - Helsingin keskustakirjasto Oodi
Finlândia

Livro é devolvido à biblioteca da Finlândia com 85 anos de atraso

Uma cópia de "Refugiados", de Arthur Conan Doyle, deveria ter sido devolvido à biblioteca central de Helsinque um mês após a invasão da Finlândia pela URSS

Gabriel Marin de Oliveira Publicado em 29/05/2024, às 19h44 - Atualizado às 19h47

Um livro emprestado de uma biblioteca em Helsinque, Finlândia, foi devolvido com um atraso de 85 anos. Na última segunda-feira, 27, a bibliotecária Heini Strand recebeu no balcão principal da Biblioteca Central de Helsinque Oodi uma tradução finlandesa do romance histórico "Refugees" ("Os Refugiados"), do renomado Arthur Conan Doyle.

“A data de vencimento do empréstimo era 26 de dezembro de 1939”, informou Strand, mencionando que nunca havia recebido um livro com tanto atraso.

A identidade da pessoa que devolveu o livro e sua relação com o mutuário original permanecem desconhecidas. “Normalmente, esses empréstimos devolvidos décadas depois são encontrados quando as pessoas vasculham os pertences de parentes falecidos”, explicou Strand, segundo o The Guardian. “As pessoas querem fazer a coisa certa e devolver o livro que pertence à biblioteca… Acho isso lindo”, acrescentou.

Por que o atraso?

Uma possível explicação para o atraso é que a data de vencimento caiu um mês após a invasão da Finlândia pela União Soviética, em novembro de 1939. “A devolução do livro pode não ter sido a prioridade na época”, observou Strand.

A Guerra de Inverno entre a Finlândia e a União Soviética durou até março de 1940, quando um tratado de paz foi assinado, obrigando a Finlândia a ceder territórios significativos.

Se a pessoa sobreviveu à guerra, provavelmente tinha outras preocupações além de devolver o livro”, comentou Strand.

O livro, um romance histórico publicado em 1893 e ambientado na França do século XVII, foi escrito pelo autor britânico mais conhecido por suas histórias sobre Sherlock Holmes. Segundo o 'The Guardian', a edição de 1925, recebida em ótimo estado, poderá ser novamente disponibilizada ao público.


*Sob supervisão;

História livro notícias Finlândia atraso

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais