Erik Menendez - Getty Images
Irmãos Menendez

Irmãos Menendez: A revelação feita por Erik em novo documentário

Em documentário da Netflix, Lyle e Erik Menendez relembram o crime que chocou os Estados Unidos com depoimentos inéditos

Thiago Lincolins Publicado em 15/10/2024, às 11h00

Em "O Caso dos Irmãos Menendez", a plataforma de streaming Netflix apresenta novas entrevistas em áudio com Lyle e Erik Menendez, responsáveis pelo assassinato dos próprios pais em 1989. O filme se debruça sobre os eventos que cercaram suas prisões e julgamentos subsequentes, os quais chocaram o mundo.

Atualmente, Lyle e Erik cumprem pena de prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional, condenados em 1996 pelo assassinato em primeiro grau de José e Kitty Menendez. Durante o julgamento, alegaram que agiram em legítima defesa após anos de supostos abusos sexual e físico.

O documentário foi lançado após a série "Irmãos Menendez: Assassino dos Pais", uma produção dramatizada de nove episódios também da Netflix, estrelada por Nicholas Alexander Chavez e Cooper Koch, que revisita os crimes dos irmãos.

A série recebeu críticas da família Menendez real, com Erik classificando-a como uma "representação desonesta das tragédias em torno do nosso crime".

Com a oportunidade de esclarecer os fatos após anos em silêncio, o documentário apresenta uma revelação de Erik sobre a noite fatídica. 

A revelação

Na produção documental, ele afirmou que estava pronto para confessar na noite dos assassinatos. Após o crime, os irmãos relataram as mortes à polícia. Inicialmente, os investigadores não os consideraram suspeitos. Eles só foram presos em março de 1990, após Erik confessar o crime ao seu terapeuta, Dr. Jerome Oziel.

No documentário, Erik revela que ficou "em choque" imediatamente após os assassinatos e que teria provavelmente confessado na mesma noite se tivesse sido pressionado. Segundo ele, não tinham álibi e havia cartuchos de espingarda em seu carro, que as autoridades nunca inspecionaram.

"O resíduo de pólvora estava por toda parte nas nossas mãos. Em circunstâncias normais, fariam um teste de resíduo de pólvora e seríamos presos imediatamente", explicou Erik.

Se tivessem me pressionado um pouco mais, eu não teria resistido a qualquer questionamento. Estava completamente quebrado e abalado mentalmente."

Uma teoria inicial sugeria que a máfia havia matado José e Kitty. No entanto, a promotora Pam Bozanich, que desempenhou um papel importante no primeiro julgamento dos irmãos, criticou a falha dos investigadores em considerá-los suspeitos.

"Estatisticamente, se você tem um homicídio doméstico, seria tolice um policial não considerar outros membros da família", afirmou Bozanich no documentário.

"O Caso dos Irmãos Menendez" e todos os episódios de "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais" podem ser assistidos na plataforma de streaming Netflix.

netflix documentário produção revelação confissão Streaming True crime irmãos Menendez Lyle Erik

Leia também

Amigos de Harry e Meghan explicam razão de aparições públicas separadas do casal


Destino de elefanta que ficou famosa nos anos 1990 vira caso de Justiça


'Porta misteriosa' encontrada na Antártida é desvendada por cientistas


Encontrada na China, tumba com artefatos de 5 mil anos foi vandalizada


Pandas gigantes chegam da China aos EUA como símbolo de amizade e esperança


Americano entra para o Guinness ao escalar dentro de casa altura equivalente à do Everest