Leslie Abramson ao lado dos irmãos Menendez - Getty Images
Irmãos Menendez

Irmãos Menendez: Advogada quebra silêncio em documentário da Netflix

35 anos depois, advogada que defendeu Erik Menendez se manifestou em novo documentário da plataforma de streaming Netflix

Thiago Lincolins Publicado em 07/10/2024, às 23h06

Após a segunda temporada da série "Monstro", a plataforma de streaming Netflix revive o caso dos irmãos Menendez em novo documentário. Lançado nesta segunda-feira, 7, a produção apresenta depoimentos inéditos de Lyle e Erik, condenados pelos assassinatos dos próprios pais. 

A produção chama atenção ao mostrar os dois lados da história que chocou os Estados Unidos. De um lado, a acusação alegava que os rapazes mataram os pais visando a fortuna da família. Do outro, a defesa alegava que eles sofreram anos de abuso por parte de José e Kitty Menendez, resultando no crime em um ato desesperado de legítima defesa. 

A advogada

Com imagens de arquivo e entrevistas, uma mulher chama atenção na produção: Leslie Abramson, advogada responsável pela defesa de Erik Menendez. Também retratada na série da Netflix, Leslie se aposentou e segue uma vida discreta, sem fornecer entrevistas sobre os seus casos. 

Para o documentário não foi diferente. Embora não tenha participado, Leslie quebrou o silêncio de anos ao enviar um comunicado para a produção justificando sua ausência. 

Trinta anos é muito tempo. Prefiro deixar no passado. Cobertura midiática e cartinhas não vão mudar o destino desses clientes. Isso só a Justiça pode fazer, e ela já decidiu", escreveu Abramson por e-mail. 

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Rebecca Evans, produtora do documentário, foi questionada sobre a nota enviada pela advogada. Evans disse que a advogada a elogiou por ter entrado em contato. 

"Estou muito animada para que ela assista. Espero que ela assista isso. Ela notoriamente nunca falou desde o caso. Ela disse que foi um esforço valente da minha parte entrar em contato com ela (risos) e me elogiou por isso (...)", explicou Rebecca.

O "sumiço"

Em entrevista à Variety, Ari Graynor, que interpretou Leslie na série da Netflix, refletiu sobre o "sumiço" da advogada. Ela explicou que não a procurou antes de participar da série.

"Abramson sempre deixou claro que prefere não discutir suas experiências nos tribunais", explicou Graynor. "Ela não participa de documentários ou programas sobre o assunto. Creio que isso se deve ao impacto emocional do caso Menendez e à sua crítica à influência da mídia", continuou a atriz.

Hoje com 80 anos, Leslie chegou a publicar a biografia "The Defense Is Ready: Life in the Trenches of Criminal Law" ("A Defesa Está Pronta: a Vida nas Trincheiras do Direito Penal", em tradução livre) em 1997 e quase não faz aparições públicas.

"Muito dessa jornada para mim foi querer fazer justiça a ela. Então agora estou tentando enviar um e-mail para ela. Estou tentando encontrar pessoas que possam passar isso para ela, apenas para reconhecê-la e dizer a ela o que vi nela e se ela algum dia quiser conversar", disse a atriz. 

julgamento documentário posição Defesa nota Posicionamento Advogada irmãos Menendez Lyle Erik

Leia também

Prêmio Nobel da Física vai para cientistas que revolucionaram a inteligência artificial


Principal suspeito do sequestro de Madeleine McCann é absolvido na Alemanha


Vikings fizeram trocas comerciais com indígenas americanos antes de Colombo, sugere estudo


Irmãos Menendez: Lyle e Erik apontam falhas da polícia na cena do crime


Estudo indica que asteroides podem ser alimento dos astronautas no futuro


Promotora do caso Menendez gera revolta em documentário da Netflix