Nelson Mandela em fotografia - Getty Images
Personagem

Internautas se revoltam após casa de Mandela ser transformada em hotel de luxo

A mudança foi considerada desonrosa por grande parte do público

Redação Publicado em 16/02/2022, às 07h28

Uma casa onde viveu Nelson Mandela, figura central da luta contra o apartheid na África do Sul, foi recentemente transformada em hotel de luxo. A mudança, no entanto, não agradou muitas pessoas, que consideraram a iniciativa desonrosa para com o legado do líder.

O Santuário Mandela, como agora é chamado o estabelecimento, conta com um restaurante com cardápio inspirado em Mandela. Por noite, os hóspedes deverão pagar entre 260 e 1000 dólares no caso da Suíte Presidencial, o antigo quarto do revolucionário, de acordo com o New York Post.

Abaixo do comunicado realizado pela agência de notícias Reuters em publicação no Twitter, muitos usuários teceram críticas à nova finalidade da residência, situada em um bairro nobre de Joanesburgo.

To preserve and honor the legacy of South Africa's iconic leader, Nelson Mandela, his home, which was a symbol of his presidency and struggle against apartheid, has now been transformed into a luxury hotel. pic.twitter.com/hX5LD9V3gn

— Reuters Africa (@ReutersAfrica) February 15, 2022

 

"Transformar a casa dos ex-líder do CNA em um lugar de capitalismo e exclusividade é honrar o legado de Mandela?”, disse um internauta. “Como isso é honrá-lo? Poderia ter transformado em um museu ou algo assim. Mas um hotel de LUXO? Basta dizer que você quer explorar por dinheiro”, declarou um internauta.

Poucas pessoas aprovaram a mudança. “Já existe um museu na Fundação Nelson Mandela que fica a 2 ruas de distância (sem mencionar outro museu Mandela a 30 minutos de carro em Soweto)", disse um usuário do Twitter. "Eles fizeram um ótimo trabalho para salvar de forma sustentável o prédio do abandono total. Jobburg já tem muitos museus Mandela”, finalizou.

“Cobrando US$ 1.000 por noite para dormir no quarto onde Mandela dormia, quem realmente recebe o dinheiro? Ganhando dinheiro com o legado de um ícone. Estou um pouco confuso!”, disse outra pessoa.

Mandela morou no imóvel durante oito anos, a partir de 1990, ano em que saiu da prisão. Mais tarde, mudou-se para outra casa, localizada a uma rua de distância, junto de sua última esposa, Graça Michel.

Apartheid África do Sul Mandela hotel casa luxo repercussão

Leia também

Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa


Em novo documentário, Mohamed Al-Fayed é acusado de abusar de cinco mulheres


Fisiculturista chinês morre afogado após entrar em área proibida na China