Salgadinhos de festa tradicionais do Brasil - Divulgação/Fabiano Panisson/Pixabay
Economia

Inflação e crise econômica fazem brasileiros trocarem refeições por salgados

Pesquisa que abrange o período de 2019 a 2022 mostra que brasileiros mais pobres comeram menos refeições completas e mais lanches

Eduardo Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/03/2023, às 18h04

A inflação e a crise econômica que acometeram o Brasil nos últimos anos fizeram com que os brasileiros piorassem seus hábitos alimentares, segundo um estudo produzido pela Kantar, empresa de dados e consultoria.

Segundo a pesquisa, os brasileiros têm trocado refeições completas por "snacks", ou seja, lanches rápidos e de menor custo, como salgadinhos industrializados de pacote e salgados prontos, como coxinhas, kibes e esfihas.

O levantamento, que usou dados de 2019 a 2022, mostrou que as classes mais pobres foram as mais afetadas pelo fenômeno de trocar uma refeição por um lanche. Segundo a pesquisa da Kantar, o consumo de "snacks" entre as pessoas que se alimentam fora de casa aumentou, especialmente, nas classes D e E, que foram as mais responsáveis pelo aumento geral.

Entre 2019 e 2022, o consumo de lanches e salgados ao invés de refeições completas aumentou 35,7% entre as pessoas das classes D e E.

Crise

Em 2019, salgados prontos eram a preferência de 11% da população. O número cresceu para 15% dos entrevistados em 2022. No mesmo período, as refeições completas caíram de 7% para 4%. 

Foram entrevistadas 4 mil pessoas de todo o Brasil, segundo informações do G1. Enquanto os salgados e "snacks" crescem como opção, especialmente para o café da manhã e para o lanche da tarde, o consumo de refeições completas no almoço sofreu uma retração de 61% no período da pesquisa.

Ao G1, o gerente sênior de consumo fora do lar da Kantar, Hudson Romano, afirmou que "a crise está afetando mais o consumidor humilde".

Os números mostram que essa movimentação vai além dos momentos de lanche. O maior foco, agora, está em matar a fome. O consumidor vem usando o salgado – que antes era muito atrelado a sabor e hábito – como forma de se saciar com produtos mais baratos", explicou Hudson sobre as tendências de alimentação no Brasil.
Brasil alimentação economia crise Inflação salgados snacks

Leia também

Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa