Equipes de resgate buscam sobreviventes no sul da Índia - Reprodução/ X (@NDRFHQ)
Índia

Índia: Deslizamentos de terra deixam mais de 60 mortos e 116 feridos

Mais de 60 pessoas morreram e 116 ficaram feridas devido aos deslizamentos de terra provocados pelas intensas chuvas de monções no sul da Índia

Luiza Lopes Publicado em 30/07/2024, às 10h27

Mais de 60 pessoas morreram em deslizamentos de terra provocados pelas intensas chuvas de monções no sul da Índia, informaram autoridades locais nesta terça-feira, 30, à AFP.

As equipes de emergência resgataram mais de 250 pessoas, relatou um ministro regional ao jornal local The Hindu. No total, 63 pessoas morreram e 116 ficaram feridas, de acordo com o gabinete do ministro das Finanças da região sul de Kerala, onde fica o distrito de Wayanad.

Imagens da Força Nacional de Resposta a Desastres mostraram equipes de resgate buscando sobreviventes e retirando corpos da lama. O deslizamento cobriu casas, arrastou carros e destroços.

🚨 #NDRF 04Bn @Arakkonam On-Ground at Wayanad Landslide Site. Live Rescue Ops Underway. 24*07 Control Room Actively Monitoring the Situation.NDRF Higher Officers Moving to the Spot. More Teams en route. Stay safe, everyone. #RescueOps #WayanadLandslide #NDRF @NDRFHQ pic.twitter.com/sH8FwoSyPm

— 04 Bn NDRF ARAKKONAM🇮🇳 (@04NDRF) July 30, 2024

O Exército indiano enviou mais de 200 soldados para ajudar nos esforços de socorro. O primeiro-ministro, Narendra Modi, expressou condolências e orações pelos feridos em uma postagem no X.

Modi também anunciou uma indenização de 200 mil rúpias (cerca de 13.550 reais) para as famílias das vítimas.

വയനാടിൻ്റെ ചില ഭാഗങ്ങളിൽ ഉണ്ടായ ഉരുൾപൊട്ടലിൽ ദുഃഖമുണ്ട്. പ്രിയപ്പെട്ടവരെ നഷ്ടപ്പെട്ട എല്ലാവർക്കുമൊപ്പമാണ് എൻ്റെ ചിന്തകൾ. പരിക്കേറ്റവർക്കായി പ്രാർത്ഥിക്കുന്നു.

ദുരിതബാധിതരെ സഹായിക്കുന്നതിനുള്ള രക്ഷാപ്രവർത്തനം ഇപ്പോൾ നടന്നുകൊണ്ടിരിക്കുകയാണ്. കേരള മുഖ്യമന്ത്രി ശ്രീ…

— Narendra Modi (@narendramodi) July 30, 2024

Chuvas de monções

 As chuvas de monções, que duram de junho a setembro no sul da Ásia, são essenciais para a agricultura e a segurança alimentar de dois bilhões de pessoas, mas também causam enchentes e deslizamentos de terra.

Conforme relatado pela AFP, a frequência dessas catástrofes tem aumentado, agravada pelas mudanças climáticas. A construção de barragens, projetos urbanos e o desmatamento na Índia também intensificam os efeitos desses desastres naturais.

Índia resgate indenização Narendra Modi Kerala chuvas de monções deslizamento de terra Wayanad

Leia também

Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado