- English Heritage/PA
Roma Antiga

Pesquisadores identificam maquiagem da Roma Antiga

Estudo revelou a verdadeira função de artefatos misteriosos encontrados anteriormente

Isabela Barreiros Publicado em 18/09/2019, às 15h04 - Atualizado às 15h05

Durante muito tempo, os artefatos romanos encontrados em uma escavação em Wroxeter, Shropshire no Reino Unido, foram considerados apenas objetos de decoração e enfeite pessoal. No entanto, a organização English Heritage, após inúmeras pesquisas, descobriu que, na verdade, tratam-se de aplicadores de maquiagens.

Os objetos eram utilizados para fazer maquiagens nos olhos das mulheres romanas, como sombras e delineadores. A moda era pintar essa parte do rosto de maneira muito escura, utilizando, geralmente, fuligem ou carvão.

Segundo o curador do Patrimônio Inglês , Cameron Moffett, são os itens utilizados no dia a dia dessas mulheres que revelam como era o cotidiano da região. "Ser capaz de reidentificar esses pingentes como conjuntos de cosméticos é extremamente importante para nossa compreensão das mulheres que viveram e trabalharam na cidade romana de Wroxeter”, comenta.

Crédito:  English Heritage/PA

 

 “Quando pensamos no período romano, as conversas costumam ser dominadas pelos domínios masculinos de influência, dos imperadores e da política às táticas de batalha, mas é claro que as mulheres tiveram um papel fundamental”, completa.

Especialistas disseram também que os artefatos eram exclusivos do Reino Unido. Analisa-se, porém, que eles possam ser uma resposta ao estilo e ideal de beleza vindos de lugares mais distantes como o Egito.

História Reino Unido Roma Antiga maquiagem

Leia também

Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa