Fotografia de Joshua Schulte - Divulgação/ Redes Sociais
CIA

Ex-funcionário da CIA é condenado nos EUA por vazar documentos confidenciais

Joshua Schulte foi sentenciado a quatro décadas atrás das grades por conta do vazamento de informações secretas, que ocorreu em 2016

Ingredi Brunato Publicado em 02/02/2024, às 09h30

Joshua Schulte é um ex-funcionário da CIA — um órgão de inteligência estrangeira pertencente ao governo dos Estados Unidos — que foi sentenciado na última quinta-feira, 1, por um tribunal de Nova York. 

Após ser considerado culpado de realizar o maior vazamento de documentos confidenciais da história da entidade, o homem recebeu uma pena de 40 anos atrás das grades. 

O episódio pelo qual Schulte foi considerado culpado ocorreu em 2016, quando o estadunidense vazou diversas informações secretas de defesa nacional ao site WikiLeaks. 

Joshua Schulte traiu o seu país ao cometer alguns dos crimes de espionagem mais descarados e hediondos da história americana. Ele causou danos incalculáveis ​​à nossa segurança nacional na sua busca de vingança contra a CIA pela sua resposta às violações de segurança de Schulte enquanto trabalhava lá", afirmou Damian Williams, procurador envolvido no caso, em um comunicado repercutido pela CNN. 

Histórico 

É relevante mencionar que o réu, que trabalhava na CIA como programador, já foi julgado pelos seus crimes no ano de 2020. Na época, porém, o julgamento terminou com um júri empatado. 

O WikiLeaks divulgou ao público em 2017 as informações vazadas por Schulte, afirmando que as havia recebido de uma fonte anônima interessada em colocar em questão se o órgão de inteligência estadunidense não havia ido muito longe com suas ferramentas de hacking. 

Outro detalhe importante é que o norte-americano, além de ser processado criminalmente pelo vazamento, foi indiciado por posse de pornografia infantil. 

Mundo CIA notícias sentença vazamento

Leia também

Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa