Imagem ilustrativa de uma prisão sombria - Pixabay
Brasil

Estado terá que parar 70 mil a homem que ficou preso ilegalmente por 2 anos

Sujeito havia sido preso após ser acusado de furtar cigarros, isqueiros e caixas de fósforo

Fabio Previdelli Publicado em 27/10/2020, às 11h23

Por determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), o Estado terá que indenizar um homem que ficou preso preventivamente por mais de dois anos, de forma ilegal. Na ocasião, o rapaz, que não teve sua identidade revelada, foi preso ao ser acusado de furtar cigarros, isqueiros e caixas de fósforo.  

Na época, uma decisão judicial determinou que fosse aplicada uma pena em regime aberto e extinguiu a punibilidade do caso por prescrição. Entretanto, a expedição do alvará de soltura não ocorreu e o homem permaneceu preso por todo esse tempo.  

Segundo a coluna da Mônica Bergamo, na Folha de São Paulo, o caso só foi descoberto pela Defensoria Púbica de São Paulo depois de realizada uma visita naquela unidade carcerária. Após isso, o alvará de soltura, enfim, foi cumprido e o advogado de defesa Gustavo Goldzveig ajuizou uma ação contra o Estado por danos morais a seu cliente.  

Logo na primeira instância, a Justiça reconheceu o erro e a responsabilidade civil do Estado e determinou que fosse pago ao sujeito um valor de 50 mil reais. Porém, a Defensoria não concordou com essa quantia e recorreu da decisão.  

Já na apelação, foi fixado pelos desembargadores que a indenização fosse aumentada para R$ 70.000 devido a gravidade da situação. “[O autor esteve] sujeito a todas as mazelas do sistema carcerário, inclusive exposto ao aliciamento por facções criminosas, em decorrência de evidente falha estatal”, afirma a decisão.  

São Paulo notícias indenização Estado Justiça prisão ilegal

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados