Imagem ilustrativa dos pés de um bebê - Reprodução/Pixabay/Marjon Besteman
Mundo

Espanha: Nasce no país o segundo bebê de uma mãe com transplante de útero

Em razão de uma doença congênita, Maira Montes recebeu o útero de sua mãe em um transplante que possibilitou o nascimento de seu primeiro filho

Redação Publicado em 23/01/2024, às 15h23

A espanhola Maira Montes possuí uma condição genética rara, conhecida como síndrome de Rokitansky, que atinge uma em cada 5 mil mulheres e impossibilita a maternidade devido à ausência do útero. No entanto, no último dia 2 de janeiro, ela conseguiu dar à luz a uma criança saudável no Hospital Clínic, localizado em Barcelona.

Manuel, que nasceu com 2,9 quilos, se tornou o segundo bebê nascido de uma mãe com transplante de útero na Espanha. Conforme repercutido pelo jornal O Globo, o órgão recebido por Maira foi doado por sua própria mãe, a avó do menino.

A gestação de Manuel aconteceu graças ao transplante de útero que Maira realizou em abril de 2022. Dois meses após o procedimento, ela menstruou e assim, iniciou-se o processo de fertilização. 

E então veio a gestação, que transcorreu sem complicações, conforme descrito pelos médicos da espanhola. O nascimento ocorreu por meio de uma cesariana, devido ao risco que o parto normal representava para mulheres com transplante de útero.

Esta cirurgia é uma das mais complexas que existem e demonstramos não uma, mas duas vezes, que somos capazes de a fazer com bons resultados", destacou Antonio Alcaraz, chefe do Serviço de Urologia e Transplante Renal. 

Outros detalhes

O nascimento de Manuel faz parte de um programa experimental no campo de transplante de útero, destinado a casos de síndrome de Rokitansky, nos quais as mulheres nascem sem útero ou tubas uterinas, mas com ovários. 

Em todo o mundo, mais de 50 casos foram registrados desde 2013, quando a equipe do Dr. Mats Brännström, do Hospital Universitário Sahlgrenska da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, realizou o pioneiro transplante de útero que levou ao nascimento de um bebê em 2014.

Espanha nascimento útero Condição Doença rara gestação transplante

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados