Imagem do momento em que os mergulhadores atravessam a caverna para o resgate - Reprodução/Vídeo/O Globo
Mundo

Eslovênia: Mergulhadores resgatam cinco pessoas presas em caverna

A caverna onde o grupo ficou preso, chamada Krizna Jama, é tida como o quarto maior ecossistema subterrâneo já registrado no mundo

Redação Publicado em 08/01/2024, às 19h49

No último sábado, 6, cinco pessoas ficaram presas em uma caverna localizada no centro de Eslovênia e tiveram que ser resgatadas por mergulhadores. Quando o nível da água subiu em razão da forte chuva da região, três pessoas de uma mesma família e dois guias ficaram presos em Krizna Jama (Caverna da Cruz), a cerca 50 quilômetros ao sul da capital do país. 

Após o resgate, o diretor da Associação de Espeleologia da Eslovênia, Igor Benko, garantiu que todos os cinco estão bem. Conforme repercutido pelo jornal O Globo, o grupo teria entrado na gruta naquela manhã como parte de uma visita ao sistema de cavernas, que possui uma cadeia de lagos subterrâneos, e se estende por oito quilômetros. 

O resgate

Naquela mesma noite, um grupo de mergulhadores encontrou os turistas e os levou até um lugar seguro, um abrigo pensado para emergências como esta, onde eles receberam água e comida. Uma vez em segurança, outra equipe foi até o local para realizar o resgate dos visitantes quando o nível da água diminuiu. 

Segundo a agência de notícias STA, a caverna de Krizna Jama é considerada o quarto maior ecossistema subterrâneo já registrado no mundo, quando analisado em termos de biodiversidade.

resgate chuva caverna biodiversidade Turistas Eslovênia Krizna Jama

Leia também

Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado