Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Caverna

O que se sabe sobre o grupo que se encontra preso em uma caverna na Eslovênia

Cinco pessoas estão presas dentro de uma caverna desde o último sábado, 6, na Eslovênia

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 08/01/2024, às 13h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Equipe atua no resgate do grupo - Divulgação/vídeo/Youtube/CTV News
Equipe atua no resgate do grupo - Divulgação/vídeo/Youtube/CTV News

Um grupo composto por três adultos da mesma família e dois guias encontra-se preso em uma caverna no sudoeste da Eslovênia, desde o último sábado, 6, devido a fortes chuvas que elevaram o nível da água. O caso ocorreu na caverna Krizna Jama, onde eles realizavam um passeio de 8 km pelos lagos subterrâneos.

O chefe da Associação Espeleológica da Eslovênia, Igor Benko, assegurou que todos os membros do grupo estão em boas condições.

Segundo informações do portal de notícias UOL, uma equipe de mergulhadores conseguiu chegar até o grupo no sábado à noite, proporcionando-lhes água, comida e estabelecendo um abrigo aquecido.

O resgate do grupo dependerá da redução do nível da água, sendo necessário enviar uma nova equipe de mergulhadores para percorrer os mais de 2 km que separam o grupo da entrada da caverna. Estima-se que a operação de resgate leve de três a quatro horas.

Equipes mobilizadas

No momento, 35 socorristas em cavernas, oito mergulhadores e 11 bombeiros estão envolvidos nessa complexa operação de resgate. A caverna Krizna Jama destaca-se como o quarto maior ecossistema subterrâneo conhecido no mundo em termos de biodiversidade, conforme relata a agência de notícias STA.