Saburo Nei - Divulgação/Akira Kitade
Segunda Guerra

Escritora descobre raro documento de diplomata que ajudou na fuga de judeus da Alemanha

Saburo Nei apoiou uma moça que fugiu da Europa para a Rússia com sua filha, e de lá conseguiu imigrar para o Japão, de forma ilegal

André Nogueira Publicado em 08/06/2020, às 13h37

Foi encontrado um raro documento de visto emitido pelo diplomata Saburo Nei, cônsul na União Soviética. No ofício, Nei permitiu a saída de judeus perseguidos pela Alemanha Nazista. O político ficou famoso por fornecer vistos vitalícios à minoria em sua fuga da Europa.

Esse documento prova que o cônsul permitiu o exílio de perseguidos da Alemanha para o Japão, violando normas do Ministério de Relações Exteriores. A descoberta ocorreu durante a investigação da escritora Akira Kitade, numa pesquisa sobre fugitivos judeus da guerra, a partir de uma foto da neta de uma exilada polonesa.

Documento diplomático / Crédito: Divulgação/Akira Kitade

 

Segundo o relato, a avó conseguiu chegar a Valdivostok, cidade soviética onde Nei trabalhava, e onde conseguiu fugir para a China, e depois para o Japão com o visto, datado de 28 de fevereiro de 1941. Depois, foi possível viajar para São Francisco, EUA, em 1947. Um registro da existência do documento já era conhecido, mas esse é o primeiro contato com o texto em décadas.

"Sinto-me muito feliz por termos confirmado que Nei executou um ato humanitário assumindo um risco”, afirmou o chefe da Associação de Honra a Saburo Nei, Yoku Nei, em comunicado da instituição.

"Quero que as pessoas aprendam que havia muitos envolvidos com o cuidado da vida de refugiados judeus", afirmou Kitade, em referência a um diplomata japonês da Lituânia que ficou famoso por seu auxílio à fuga de judeus da Europa.

judeus descoberta Segunda Guerra Japão documento

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone