- Reprodução
Arqueologia

No Piauí, pesquisadores encontram ferramentas feitas por macacos-prego há 3.000 anos

Em pesquisa, biólogos e arqueólogos localizaram artefatos dos primatas, demonstrando o desenvolvimento cognitivo dos ancestrais humanos na América

André Nogueira Publicado em 24/06/2019, às 08h00 - Atualizado às 16h00

No Piauí, foi descoberta uma série de vestígios de um grupo de macacos-prego que fez uso de ferramentas para quebrar sementes e pedras há pelo menos 3.000 anos, adaptando as ferramentas com o tempo e dependendo do tipo de alimento em que eram utilizadas. A descoberta é de suma importância nos estudos do desenvolvimento cerebral dos primatas no isolamento do continente americano.

A pesquisa partiu de materiais escavados no Boqueirão da Pedra Furada, cidade de São Raimundo Nonato, no sertão piauiense. A equipe envolveu diversas áreas do conhecimento, como biologia, psicologia, etologia e arqueologia. Os pesquisadores apontaram que os macacos passaram o conhecimento artefatual um para o outro, de modo cultural.

Trata-se de técnicas de lascamento que envolvem o uso de uma bigorna e um martelo, feitos de pedra. Era usado principalmente na produção de materiais líticos e para a quebra de sementes. Na estratigrafia do campo, é possível traçar a evolução do uso dessas ferramentas nos 3.000 anos de ocupação territorial. É visível a preferência por pedras menores durante o período. O cenário mudou há 2.500 anos, quando as pedras começaram a aumentar - só há 100 anos que existe um retorno do uso de pedras menores.

Para que a pesquisa fosse realizada, foi necessário isolar uma área de habitação na Serra da Capivara que não fosse ocupada anteriormente por seres humanos. No caso dos artefatos líticos, é mas fácil a percepção de que são materiais feitos por macacos, pois as pedras lascadas humanas eram maiores que as lascas usadas pelos macacos-prego.

A descoberta é importante para os estudos aprofundados sobre os utensílios artefatuais primatas. Além dos seres humanos, os macacos-prego são os únicos primatas do Continente Americano que produziram ferramentas. Em geral, isso ocorre entre animais de hábitos terrestres, que têm mais contato com pedras. 

Brasil Líticos Piauí Boqueirão da Pedra Furada Macaco Prego Arqueologia primata ferramentas São Raimundo Nonato

Leia também

Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa


Em novo documentário, Mohamed Al-Fayed é acusado de abusar de cinco mulheres


Fisiculturista chinês morre afogado após entrar em área proibida na China