O ex-presidente da Geórgia no ano de 2010 - Getty Images
Personagem

Em greve de fome, ex-presidente da Geórgia é transferido para hospital militar

Opositor do atual governo, Mikhail Saakashvili encontra-se preso desde o início de outubro

Redação Publicado em 20/11/2021, às 10h51

Na última sexta-feira, 19, autoridades da Geórgia decidiram transferir o ex-presidente Mikhail Saakashvili, em greve de fome há 50 dias, para um hospital militar, após recomendação de médicos que temem por sua vida.

No dia 11 de novembro, o prisioneiro chegou a afirmar que encerraria a greve caso fosse enviado a uma clínica de alta tecnologia para tratar de sua saúde.

Ontem, 19, milhares de pessoas saíram às ruas da capital, Tbilisi, para exigir tratamento médico adequado ao político que governou o país entre 2004 e 2013 e que foi detido ao voltar ao território depois de oitos anos de exílio.

Em declaração à AFP, o profissional de saúde que examinou Saakashvili, Dr. Guiorgui Grigolia, afirmou que a vida do ex-presidente está ameaçada e que ele deveria "ser transferido sem demora para uma clínica civil", em razão de problemas cardíacos e neurológicos.

Segundo ele, esses males "podem se tornar irreversíveis, e até fatais, sem cuidados adaptados, impossíveis de serem prestados no estabelecimento médico onde está localizado". No entanto, as autoridades decidiram mandar o prisioneiro para um hospital militar localizado na cidade de Gori, a cerca de 90 km de Tbilisi.

O ministro da Justiça, Rati Bregadzé, justificou a escolha afirmando que o hospital militar de Gori "é um lugar onde o Estado pode garantir sua saúde e segurança". 

presidente militar hospital greve Geórgia Ex-presidente

Leia também

Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público