Faixa de Gaza bombardeada por Israel - Getty Images
Gaza

Duas famílias em lista de repatriação para o Brasil desistem de deixar Gaza

Até o momento, 26 pessoas se encontram na lista de repatriação

Giovanna Gomes Publicado em 18/10/2023, às 11h07

A Embaixada do Brasil na Palestina informou ontem, terça-feira, 17, que mais dois brasileiros optaram por não deixar a Faixa de Gaza e não se juntar ao grupo que está sendo repatriado para o Brasil. Desde o início dos conflitos no Oriente Médio, outra família composta por seis pessoas também decidiu permanecer em território palestino e não atravessar a fronteira com o Egito.

A GloboNews entrevistou essa família, composta por um casal e quatro filhos com idades entre 11 e 18 anos. Segundo a fonte, apesar de terem cidadania brasileira, eles apontam que o apoio financeiro do governo brasileiro cobre apenas os custos de viagem até o país e que, se optarem por serem repatriados, terão que arcar com os demais custos por conta própria.

Não há ajuda financeira. Eu perguntei ao embaixador para tentar ajudar a cobrir o custo do período de hospedagem no Brasil, assim como o custo de retornar à Gaza, porque, você sabe, Gaza, assim como a Palestina, é nossa casa. E assim que a situação normalizar, precisamos voltar para casa", relatou Farahat.

Embaixada avalia possibilidades

De acordo com o embaixador, a representação diplomática está atualmente avaliando possibilidades de acolhimento em São Paulo e trabalhando nessa questão.

Mohammad Farahat afirmou que, se receberem uma resposta positiva, podem reconsiderar a decisão. Enquanto isso, a família está abrigada na casa de parentes, fazendo o máximo para se proteger dos bombardeios que continuam ocorrendo.

Até o momento, há 26 pessoas na lista de repatriação, compreendendo 17 brasileiros, sete palestinos com Carteira de Registro Nacional Migratório (RNM) e dois palestinos alojados em residências nas cidades de Khan Younes e Rafah. A maior parte desse grupo é formada por crianças e mulheres.

Israel guerra Palestina notícias Gaza brasileiros Hamas repatriação

Leia também

'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'