O detector de metais John Smart segurando o pequeno tesouro viking que descobriu - Divulgação/Patrimônio Nacional Manx
Arqueologia

Detector de metais encontra 'tesouro' viking na Ilha de Man

Datado de cerca de mil anos atrás, o pequeno tesouro teria servido, no passado, como moeda de troca entre povos da Era Viking

Éric Moreira Publicado em 10/06/2024, às 10h35

Recentemente, um detector de metais chamado John Smart descobriu, na Ilha de Man — uma dependência autônoma da coroa britânica, localizada no mar entre a Irlanda e a Inglaterra —, um curioso lingote de prata. Porém, após investigações, ele descobriria que o fragmento metálico era uma espécie de tesouro, e datava da Era Viking.

John Smart, vale mencionar, é detector de metais há mais de 40 anos; mas ainda assim nunca se cansa da emoção de encontrar novos tesouros. "É a ideia de encontrar algo interessante... você está detectando uma terra sem nada, não há som e, de repente, ouve-se um pequeno sinal sonoro", comenta ele à Radio Manx da Ilha de Man.

Segundo comunicado do Manx National Heritage, o pedaço de prata, que possui o tamanho aproximado de um dedo, data de cerca de mil anos atrás. Análises determinaram que ele pesava 11 gramas e continha cerca de 88% de prata — lembrando que qualquer artefato com ao menos 10% de qualquer metal precioso, sem proprietário rastreável, pode ser considerado tesouro pelas leis nacionais.

Moeda viking?

Ainda no comunicado, a curadora de arqueologia do Patrimônio Nacional Manx, Allison Fox, afirma que lingotes semelhantes ao recém-descoberto eram utilizados no mundo viking para o comércio. "Os lingotes foram pesados ​​e testados para garantir seu conteúdo de prata e foram usados ​​parcial ou totalmente para comprar tudo o que um viking precisava. Era uma moeda transfronteiriça", pontua.

Este lingote pode ser apenas um pequeno artefato, mas, colocado em contexto, ajuda a ilustrar como a Ilha de Man fazia parte da rede internacional de comércio Viking há mil anos, incluindo como funcionava a economia Viking e onde o comércio da ilha ocorria", afirma Fox também à Radio Manx.

Após a descoberta, o lingote de prata foi analisado pela Universidade de Liverpool e pelo Manx National Heritage, e agora está em exibição na Galeria Viking e Medieval do Museu Manx.

Mundo História notícias arqueologia Era Viking Detector de metais Prata ilha de man

Leia também

Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa