Usina de Fukushima vista do mar no ano de 2013 - Wikimedia Commons
Japão

Despejo de água de Fukushima planejado pelo Japão pode ser prejudicial ao DNA

O Greenpeace alerta para a presença de carbono radioativo no líquido que vem sendo tratado desde o acidente na usina, em 2011

Penélope Coelho Publicado em 26/10/2020, às 12h27

Segundo reportagem publicada nesta segunda-feira, 26, pela CNN, a organização de direitos ambientais Greenpeace, alertou que o despejo da água vinda da usina nuclear Fukushima — que foi destruída por um terremoto seguido de tsunami em 2011 —, pode causar danos ao DNA humano.

De acordo com a publicação, isso pode acontecer em decorrência da quantidade de carbono radioativo presente no líquido - apesar de, segundo as autoridades japonesas, o mesmo ter passado por tratamento. A discussão do que será feito com a água causa divergência entre ambientalistas, pescadores locais e cientistas.

O Greenpeace afirma que a água que pode ser lançada no Oceano Pacífico contém níveis “perigosos” do isótopo radioativo carbono-14 e outras substâncias danosas que têm potencial para prejudicar humanos e o meio ambiente em um longo período. 

Nove anos após o desastre nuclear de Fukushima, o espaço de armazenamento de água está se esgotando. Na última sexta-feira, 23, o governo do Japão adiou a decisão do despejo e atualmente analisa o que será feito com o conteúdo radioativo.

Japão notícias Usina Nuclear água mar DNA fukushima Greenpeace

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados