Pintura de 1840 por Auguste François Biard representando o comércio atlântico de escravizados raptados na África - Domínio Público
Escravidão

Descendentes de famílias escravocratas propõe reparação histórica no Reino Unido

Grupo chamado de 'Herdeiros da Escravidão' entrou em contato com o governo britânico para realizar a iniciativa

Redação Publicado em 24/04/2023, às 12h03

Alguns descendentes de famílias que possuíam escravos no passado se reuniram para criar o órgão ativista 'Herdeiros da Escravidão' a fim de iniciar um esforço de reparação histórica pelos atos inumanos de seus antepassados. 

A escravidão britânica era apoiada pela lei, industrializada e baseada inteiramente na raça. A Grã-Bretanha nunca se desculpou por isso, e seus efeitos posteriores ainda prejudicam a vida das pessoas na Grã-Bretanha, bem como nos países caribenhos onde nossos ancestrais ganharam dinheiro", afirmou o jornalista Alex Renton, um dos fundadores da entidade, em uma declaração repercutida pelo The Guardian. 

O Herdeiros da Escravidão inclui figuras como David Lascelles, o conde de Harewood, que é primeiro de segundo grau do rei Charles III; assim como o empresário Charles Gladstone, descendente de um homem que foi primeiro-ministro da Inglaterra entre 1892 e 1894, na Era Vitoriana; e até mesmo o famoso escritor Richard Atkinson

O grupo, cujos integrantes admitem virem de famílias que se beneficiaram financeiramente de sua participação no sistema escravocrata, entrou em contato com o governo britânico para elaborar atos de justiça reparadora.

Ex-colônias

Ainda de acordo com o The Guardian, o projeto ativista apoia a Comissão de Reparações da Caricom, que é um bloco de cooperação política e econômica entre 15 países e 5 territórios do Caribe.

A região caribenha, vale lembrar, foi um dos principais locais sujeitos à colonização e exploração não só pelo antigo Império Britânico, mas também de outras nações mais ricas — tendo sido ainda, infelizmente, palco do horrível genocídio de seus povos nativos. 

escravidão Reino Unido notícias descendentes reparação histórica

Leia também

Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa