Fotografia de David Dinkins - Wikimedia Commons
Estados Unidos

EUA: Falece o único prefeito negro que Nova York já teve

David Dinkins foi prefeito de NY de 1990 a 1993, período durante o qual fez políticas visando a diminuição de criminalidade e revitalização de moradias para a população desabrigada

Ingredi Brunato Publicado em 24/11/2020, às 17h30

Na última segunda-feira morreu o democrata David Dinkins, único político negro a já ocupar o cargo de prefeito de Nova York, em um mandato durante os anos de 1990 a 1993. Ele faleceu aos 93 anos de idade em sua residência, aparentemente de causas naturais. 

"Ele foi realmente um grande homem. Ele colocou a cidade no caminho certo, dedicando grande parte de sua vida ao serviço de Nova York”, comentou Bill de Blasio, atual prefeito da cidade estadunidense e também democrata, em sua conta oficial no Twitter.   

Dinkins assumiu o poder durante um período de recessão, homicídios desenfreados e conflitos raciais. Nesse cenário desfavorável, também teve decisões consideradas  polêmicas, como seleção de mulheres para cargos de importância, um porto-riquenho na chefia dos bombeiros da cidade norte-americana e um psiquiatra negro e homossexual na liderança dos serviços de saúde mental. 

Embora ele tenha sido bem-sucedido na diminuição da criminalidade de Nova York, além de ter promovido a revitalização e construção de habitações para cidadãos em situação de rua, acabou perdendo as eleições seguintes. Em seu discurso após a derrota, o democrata negro disse: “Amigos, nós fizemos História. Nada pode tirar isso”.

notícias Nova York negro homossexual falecimento moradores de rua porto-riquenhos único prefeito negro de Nova York

Leia também

Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa