Cena do episódio “Goo Goo Gai Pan” de "Os Simpsons" - Divulgação/Fox Broadcasting Company
Mundo

Critica de ‘Os Simpsons’ a Mao Tsé-Tung teria sido censurada em Hong Kong

Temporada 16 da série de animação estreou na Disney+ de Hong Kong, mas não conta com episódio que faz referência ao Massacre da Praça da Paz Celestial em 1989

Isabela Barreiros Publicado em 29/11/2021, às 15h33

A 16ª temporada da série de animação “Os Simpsons” estreou no serviço de streaming Disney+ de Hong Kong, mas sem o 12º episódio, em que a família faz uma viagem à China e que tem referências ao Massacre da Praça da Paz Celestial em 1989. A plataforma americana estreou em Hong Kong neste mês depois de uma longa espera.

A falta do episódio levantou rumores de uma suposta censura na região que funciona como território autônomo.

Disney+ Hong Kong foi procurada pela agência AFP, mas não esclareceu o motivo pelo qual o episódio não estava disponível na plataforma. O governo de Hong Kong também não comentou o assunto.

“Goo Goo Gai Pan” é um episódio que retrata a família Simpsons em uma viagem à China, enquanto eles tentam adotar uma criança. O episódio foi transmitido pela primeira vez em 2005 e apresenta uma série de críticas às tentativas do governo chinês de apagar a memória do povo chinês sobre o massacre e ao próprio Mao Tsé-Tung.

Eles ironizam a situação durante uma visita dos personagens à Praça Tiananmen (Praça da Paz Celestial), em Pequim, em que aconteceu o atentado do governo contra manifestantes pró-democracia em 1989. Em uma placa, pode ser lido: "Neste lugar, em 1989, nada aconteceu".

Homer Simpson no episódio / Crédito: Divulgação/Fox Broadcasting Company

 

A família também vai até o local onde está o corpo embalsamado de Mao Tsé-Tung e Homer Simpson aproveita para fazer outra crítica nada contida. Ele o chama de “um anjinho que matou 50 milhões de pessoas”, como noticia o jornal O Globo.

O fato de o episódio ter sido cortado do serviço levantou a possibilidade de censura principalmente porque a China continental sofre com esse tipo de restrição.

Além disso, Hong Kong aprovou em junho deste ano que um comitê de censura pode proibir filmes que considere uma ofensa à segurança nacional.

Uma nota do departamento de comércio e desenvolvimento econômico chinês esclareceu que a lei de censura em questão se limita apenas a filmes e não a serviços de streaming, como o Disney+ Hong Kong.

É possível que a plataforma tenha se adiantado e censurado o episódio antes do governo, como prevenção.

História China Mao Tsé-Tung censura Hong Kong notícia Os Simpsons

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados