Uma das criptas encontradas na Polônia - Reprodução / PAP
Arqueologia

Criptas de primazes católicos da Polônia são encontradas em igreja colegiada

Como segue a tradição da Igreja Latina, um primaz é um arcebispo com autoridades diferentes; criptas de três deles foram encontradas na Polônia

Isabelly de Lima Publicado em 06/06/2024, às 10h05

Arqueólogos descobriram duas criptas na igreja colegiada em Łowicz, que abrigam os restos mortais dos Primazes da Polônia. Na tradição da Igreja Latina, um primaz é um arcebispo com autoridade jurisdicional ou precedência cerimonial.

Historicamente, os primazes de determinadas sés recebiam privilégios como o poder de convocar e presidir sínodos nacionais, supervisionar a instalação de arcebispos em suas dioceses e o direito de coroar o soberano do país.

As criptas contêm os túmulos de Henryk Firlej (1574-1626), Andrzej Leszczyński (1608-1658) e Wacław Leszczyński (1605-1666), todos ex-arcebispos de Gniezno, uma cidade localizada no centro-oeste da Polônia. Os túmulos foram encontrados em perfeito estado de conservação, com vestes fúnebres, sapatos e a mitra episcopal bordada com fio de ouro preservados, segundo o Heritage Daily.

Itens encontrados nas criptas - Reprodução / PAP

 

Num dos túmulos encontramos um anel de ouro com o brasão de Wieniawa, uma cruz — provavelmente de ouro, e quatro alfinetes de ouro com cabeça de cristal de rocha. Em outro túmulo, o arcebispo foi enterrado segurando uma cruz na mão direita, junto com um anel de ouro e uma cruz em uma corrente. Esperamos encontrar também um cálice dourado e uma patena”, disse a arqueóloga Monika Kamińska em um comunicado oficial.

Terceira cripta

Os pesquisadores destacam que a descoberta oferece novos conhecimentos sobre os preparativos funerários dos bispos, especialmente em relação às vestimentas, casulas e os tecidos utilizados para forrar os caixões. Além disso, uma terceira cripta foi descoberta e acredita-se que possa conter o túmulo do Primaz Jan Przerębski (1519-1562).

“A descoberta das criptas dos quatro primazes tem um grande valor histórico, mas para mim é uma descoberta das raízes da fé. Estamos conhecendo a cultura cristã da nossa terra”, disse Dom Wojciech Osial, Bispo de Łowicz, também no comunicado.

arqueologia católicos Polônia Restos Mortais Cripta privilégios primazes arcebispos

Leia também

'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'