Foguete da empresa Jaxa - Reprodução / Youtube / JAXA
Japão

Corrida espacial: Japão pode ser o quinto país a pousar na Lua na sexta, 19

Após alguns países tentarem pousar no satélite, o Japão entra para a corrida espacial mais concorrida dos últimos tempos e pode alcançar objetivo logo

Isabelly de Lima Publicado em 17/01/2024, às 07h49

Em meio à corrida espacial não tripulada, a Agência Espacial Japonesa (Jaxa) almeja conquistar seu lugar na história com a sonda Slim (Smart Lander for Investigating Moon). Caso seja bem-sucedido, o Japão se tornará o quinto país a realizar um pouso suave na Lua, seguindo os passos da Rússia, EUA, China e Índia.

A Slim representa o primeiro esforço oficial japonês para uma alunissagem, após a bem-sucedida missão orbital de mapeamento lunar pela espaçonave Selene (Kaguya) entre 2007 e 2009. Apesar de tentativas privadas anteriores, como a da empresa Ispace no ano passado, o país busca, agora, demonstrar precisão inédita ao pousar a menos de 100 metros de um alvo designado.

A tecnologia de pouso preciso assume papel crucial na exploração lunar futura, permitindo acesso a locais de interesse científico e explorando recursos naturais. Com um investimento estimado em cerca de US$ 120 milhões, a Jaxa pretende realizar essa proeza de forma eficiente, destacando-se pela tecnologia mandatória para a próxima geração de exploração lunar.

Processo de volta

A Slim, lançada em setembro de 2023, entrou em órbita lunar em dezembro e concluiu a manobra para iniciar seu processo de descida para a cratera Shioli nesta sexta-feira, 19. Adotando uma estratégia inovadora de descida vertical antes de assentar-se horizontalmente, a sonda buscará liberar dois pequenos rovers, consolidando a posição do Japão na corrida espacial lunar.

Outras iniciativas, como a da empresa americana Intuitive Machines em fevereiro e a aguardada missão Chang'e-6 da China em maio, prometem manter a emoção e inovação no cenário espacial, sinalizando um ano movimentado para as explorações lunares, de acordo com o portal Folha de S. Paulo.

lua Espaço Corrida missão satélite foguete empresa Órbita Espacial lunar pouso Jaxa

Leia também

Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa


Em novo documentário, Mohamed Al-Fayed é acusado de abusar de cinco mulheres


Fisiculturista chinês morre afogado após entrar em área proibida na China