Balões com fezes e lixo encontrados na Coreia do Sul - Reprodução/Vídeo/YouTube/BBC News
Coreia do Norte

Coreia do Sul faz ameaça com K-Pop e Norte suspende balões com 'lixo e fezes'

Seul relatou a chegada de 720 balões desde o início da campanha norte-coreana, mas Pyongyang rebateu e diz ter enviado 3.500 infláveis com 15 toneladas de lixo

Fabio Previdelli Publicado em 03/06/2024, às 11h33

Desde a terça-feira da semana passada, 28, uma campanha iniciada pela Coreia do Norte já enviou cerca de mil balões com lixo e fezes para a Coreia do Sul. Em comunicado, o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul apontou que os resíduos enviados no último domingo, 2, tinham "pontas de cigarro, papel, pedaços de tecido e plástico" e não levavam substâncias perigosas. 

Instamos o público a evitar o contato com os balões e a relatá-los à unidade militar ou estação policial mais próxima", prosseguiu a nota. 

+ Balões com lixo: Coreia do Sul quer suspender acordo militar com a Coreia do Norte

Ainda no domingo, após o envio do terceiro 'lote' de balões, a Coreia do Norte afirmou que não enviará mais os infláveis — como uma resposta às ameaças feitas por Seul com a transmissão de K-Pop na fronteira dos países. O Norte, porém, prometeu retomar a campanha caso ativistas sul-coreanos enviem panfletos políticos ao país novamente. 

"Cerca de 20 a 50 balões passaram pelo ar a cada hora", relatou o Estado-Maior sobre os carregamentos que chegam que chegaram à região norte da Coreia do Sul, invadido cidades como a capital Seul e a província de Gyeonggi que, de acordo com a nota, abrigam metade da população sul-coreana. 

Balões com fezes e lixo

Seul relatou a chegada de 720 balões desde o início da campanha, mas Pyongyang rebateu os dados e informou que lançou 3.500 infláveis que carregam cerca de 15 toneladas de lixo, informou o vice-ministro da Defesa da Coreia do Norte, Kim Kang-il.

Conforme relatado pela Folha de S. Paulo, em comunicado divulgado pela agência estatal, Kang-il apontou que a medida é uma amostra à Coreia do Sul de como é "sujo" coletar rejeitos; e apontou que o país apenas está devolvendo "na mesma moeda" as práticas dos desertores que espalham "panfletos e várias coisas sujas" na fronteira. 

Ainda segundo a Folha, ativistas na Coreia do Sul enviam constantemente balões na fronteira; com esses infláveis carregando panfletos contra Pyongyang, remédio, comida, dinheiro e também pen-drives com vídeos e músicas de K-Pop.

Coreia do sul Coreia do norte notícias Pyongyang Seul lixo k-pop balão de fezes

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados