Imagem ilustrativa de libras esterlinas com rosto estampado de Elizabeth II - Divulgação/Pixabay/jma659
Rainha Elizabeth II

Como serão as cédulas do Reino Unido após a morte de Elizabeth II?

O rosto da rainha estampa as libras esterlinas desde 1960 e a mudança deve custar caro para os bancos britânicos

Redação Publicado em 09/09/2022, às 10h22

Após a morte da rainha Elizabeth II ontem, 8, aos 96 anos, o Reino Unido deverá decidir o que fazer com as cerca de 4,5 bilhões de notas em circulação que contam com o rosto da então monarca estampado nas cédulas.

O mais provável é que a nobre apareça nas libras esterlinas por pelo menos mais dois anos, visto que, para substituir todo o dinheiro em espécie para versões com o atual rei, Charles III, o governo teria que desembolsar £ 58,5 bilhões, cerca de R$ 354,2 bilhões.

Além disso, ainda será necessário submeter a alteração ao Palácio de Buckingham, que deverá aprovar ou não a mudança para acompanhar a tradição do Reino Unido. Elizabeth, por exemplo, estampa as cédulas desde os anos 1960.

“Como o primeiro monarca a aparecer nas notas do Banco da Inglaterra, os retratos icônicos da rainha são sinônimo de alguns dos trabalhos mais importantes que fazemos. As notas atuais com a imagem de Sua Majestade a Rainha continuarão a ter curso legal”, informou em nota ao UOL o Banco Central da Inglaterra.

Um novo anúncio sobre as notas existentes do Banco da Inglaterra será feito assim que o período de luto for cumprido", acrescentou a instituição.

Nova cédula

Como recolher as notas circulantes, cujo valor total do montante é de £ 80 bilhões, seria muito caro, a expectativa é que a produção das cédulas seja descontinuada, com a permissão da Coroa britânica, para que novas versões com o rosto de Charles III sejam impressas.

Segundo a tradição do Reino Unido, o próximo rei deverá aparecer com o rosto virado para a esquerda, já que os monarcas são, desde o século 17, retratados com a face virada para a direção oposto a de seu antecessor imediato.

História morte rainha notícia Elizabeth II Família Real britânica cédula charles iii

Leia também

Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa