Andressa e Paulo, casal brasileiro assaltado no Peru - Reprodução/Redes Sociais
Mundo

Casal brasileiro anda 6 horas no deserto do Peru após assalto

Van foi roubada durante passeio turístico, forçando os brasileiros a caminhar 25 quilômetros no deserto em busca de ajuda

Gabriel Marin de Oliveira Publicado em 11/07/2024, às 18h55

Em um evento inesperado, o casal de brasileiros Andressa Alexandre e Paulo Ricardo da Cruz enfrentou uma jornada de 25km a pé pelo deserto do Peru após a van do grupo de turistas com quem estavam ser roubada.

O incidente, que ocorreu durante uma visita ao Cânion de los Perdidos, foi narrado pelo casal em vídeos que rapidamente viralizaram nas redes sociais.

Andressa e Paulo, de Cascavel (PR), participavam de um passeio guiado ao famoso Cânion de los Perdidos. Após descerem da van com o grupo para explorar a atração, descobriram que o veículo havia sido roubado. O caso, que ocorreu em maio, ganhou atenção nas redes sociais após a publicação de vídeos no TikTok em 7 de junho.

Segundo os relatos da mulher, ao chegarem próximos do local, as duas vans que transportavam o grupo estacionaram, e os turistas seguiram a pé até o cânion. Algumas viajantes, que optaram por não fazer a trilha íngreme, permaneceram nas vans, que também serviram de guarda-volumes para os pertences dos turistas.

Quando o grupo retornou, encontrou uma das turistas que havia ficado no veículo "estirada no chão". Conforme o relato do motorista, assaltantes em uma moto roubaram uma das vans, levando todos os pertences e a bateria do segundo veículo, que não conseguiram ligar. A turista teria reagido ao assalto na tentativa de recuperar seu passaporte.

Sem transporte e sem sinal de celular, o grupo teve que escolher entre esperar por ajuda, arriscando enfrentar o frio da noite no deserto, ou caminhar em busca de socorro. Optaram pela caminhada, dividindo-se em dois grupos: um liderado pelo motorista que procurava a estrada, e outro pelo guia que buscava sinal de celular.

Durante a caminhada, o grupo enfrentou dois medos: o retorno dos assaltantes e o cair da noite no deserto. Após 5h30 de caminhada, finalmente avistaram um carro, inicialmente temido como sendo de criminosos.

Contudo, o veículo foi enviado para resgatá-los, levando os membros mais vulneráveis e deixando água para os que continuaram a pé. Quando o sol estava prestes a se pôr, outro veículo apareceu e levou o restante do grupo.

Parecia uma miragem. Era inacreditável pensar que depois de praticamente 6h caminhando a gente finalmente seria resgatado", relatou Andressa ao UOL.

Registros

De volta à cidade, o casal enfrentou resistência na delegacia ao tentar registrar um boletim de ocorrência, resultando em mais 5 horas de espera. 

Com um canal no YouTube e perfis no TikTok e Instagram, Andressa e Paulo documentaram toda a experiência, desde os momentos antes do assalto até o resgate. Segundo o UOL, o casal não perdeu nenhum bem de valor, pois decidiram não deixar seus pertences na van durante a trilha.


*Sob supervisão;

Mundo notícias Peru assalto brasileiros

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados