Presidente americano, Joe Biden - Getty Images
Joe Biden

Casa Branca critica oposição por vídeos falsos de Biden supostamente desorientado

Vídeos nos quais o presidente americano aparece supostamente desorientado foram compartilhados por grandes veículos de comunicação

Giovanna Gomes Publicado em 18/06/2024, às 07h36

A Casa Branca criticou os republicanos nesta segunda-feira, 17, por divulgarem vídeos manipulados que supostamente mostravam a deterioração física e mental do presidente Joe Biden. A secretária de imprensa, Karine Jean-Pierre, afirmou que os vídeos foram editados de maneira enganosa, evidenciando o desespero dos republicanos.

Diversos meios de comunicação como o New York Post e uma conta oficial republicana compartilharam esses vídeos, incluindo um que mostrava Biden aparentemente desorientado durante a cúpula do G7 na Itália.

Cumprimentando paraquedistas

Jean-Pierre explicou que Biden estava cumprimentando paraquedistas, o que foi confirmado por outros meios: "Isso foi amplamente verificado [...] até mesmo por meios conservadores", disse a secretária em uma coletiva de imprensa, segundo informações da AFP. "Se você colocar o clipe por um pouco mais de tempo, verá [...] o que estava acontecendo".

A NBC também desmentiu essa afirmação ao divulgar imagens de suas próprias câmeras de outro ângulo, mostrando Biden interagindo com paraquedistas a poucos metros de distância. Em outro vídeo, o chefe de Estado aparece parado enquanto outros líderes mundiais dançam durante um evento na Casa Branca, o que os opositores interpretaram como um sinal de confusão.

O presidente ficou de pé ouvindo a música e não dançou. Desculpem-me, mas não sabia que não dançar era [...] um problema de saúde", declarou Jean-Pierre.
Casa Branca Joe Biden Republicanos desorientado vídeos falsos

Leia também

Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa


Em novo documentário, Mohamed Al-Fayed é acusado de abusar de cinco mulheres


Fisiculturista chinês morre afogado após entrar em área proibida na China