Representação artística do sepultamento no navio Storhaug, em 779, que se parece com o novo encontrado - Eva Gjerde/Museu de Arqueologia da Universidade de Stavanger
Arqueologia

Barco viking de 20 metros de comprimento é descoberto na Noruega

O navio viking tem cerca de 1200 anos e foi encontrado em região que se imaginava vazia

Eduardo Lima, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 26/04/2023, às 14h23 - Atualizado em 30/04/2023, às 13h27

Grandes e famosos barcos vikings foram encontrados em escavações próximas ao túmulo de Salhushaugen, na cidade de Karmøy, no oeste da Noruega. O arqueólogo Haakon Shetelig, explorando a região em 1904, ficou decepcionado ao ver que a área de Salhushaugen não tinha mais nada de interessante para escavar. Porém, em 2022, uma nova expedição provou que o especialista só precisava ter cavado mais.

Em junho de 2022, arqueólogos utilizaram a tecnologia de geo radar para mapear o subsolo do local, descobrindo que debaixo de seus pés havia uma embarcação viking. Eles ainda não publicaram um estudo formal sobre o assunto, entretanto, o site Science Norway já confirmou que os dados obtidos pela tecnologia dão como certa a existência de um navio ali, onde décadas antes Shetelig não havia encontrado nada.

As frequências de rádio do dispositivo que identificou o barco debaixo da terra mostram que a estrutura tem 20 metros. Uma hipótese interessante sobre o navio é que ele consistiria em um navio de sepultamento, sendo enterrado junto de seu ocupante.

Agora, a cidade de Karmøy tem três embarcações vikings: o Storhaug, de 770, e o Grønhaug, de 780, e o novo encontrado em Salhushaugen por meio de georadar. Eles ajudam a elucidar que essa provavelmente foi a cidade onde viveram os primeiros reis vikings. Esses monarcas nórdicos foram enterrados nos três navios noruegueses de Karmøy, em barcos como o encontrado pelo estudo.

Novo barco

Ainda não foram feitas escavações na área do novo navio, mas, mesmo assim, os arqueólogos presumem que o artefato remonte ao fim dos anos 700. A equipe planeja uma escavação para coletar amostras e apurar a data do artefato com mais precisão. 

O arqueólogo Håkon Reiersen ainda acredita que existem outras estruturas a serem exploradas no monte de Salhushaugen, especialmente no platô da região.

arqueologia Noruega navio viking Barco viking

Leia também

Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa