Cena de Barbie em que mostraria a 'linha dos nove pontos' - Reprodução
Barbie

Barbie: Após polêmica, Filipinas permite exibição de longa com uma condição

Disputa geopolítica causou enorme polêmica envolvendo a exibição do filme no país

Fabio Previdelli Publicado em 12/07/2023, às 10h48

Após polêmica de censura envolvendo o filme da Barbie nas Filipinas, as autoridades locais permitiram a exibição do filme no país sob uma condição: desfocar as linhas em um desenho colorido de um mapa-múndi que supostamente mostrava as reivindicações da China sobre um disputado Mar da China Meridional.

Estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, o longa dirigido por Greta Gerwig deve estrear no país do sudeste asiático em 19 de julho. A mesma polêmica envolvendo a 'linha dos nove pontos' causou a proibição do longa no Vietnã.

+ O que é a linha das nove raias? Mapa causou banimento do filme 'Barbie' no Vietnã

Depois de revisar o filme duas vezes e consultar oficiais de relações exteriores e especialistas jurídicos, o conselho de classificação e crítica de cinema e televisão do governo filipino permitiu sua exibição no país.

A proibição

Os censores filipinos começaram a estudar o banimento do filme na semana passada, após as primeiras reivindicações vietnamitas envolvendo a polêmica em torno da 'linha dos nove pontos'.

Segundo explicado pelo The Guardian, Pequim reivindica quase todo o Mar da China Meridional, apesar das reivindicações rivais de outros países do sudeste asiático, incluindo Filipinas, Malásia e Vietnã.

Entretanto, após um "meticuloso" debate em torno da questão, os censores filipinos se convenceram de que o "mapa de desenho animado" não representava a 'linha dos nove pontos'.

Em vez disso, o mapa retratava a rota da jornada fictícia de Barbie da Barbie Land ao 'mundo real', como parte integrante da história", disse o conselho de censura.

"Tenha certeza de que o conselho esgotou todos os recursos possíveis para chegar a esta decisão, pois não hesitamos no passado em sancionar cineastas/produtores/distribuidores por exibir a fictícia 'linha dos nove pontos' em seus materiais."

Em uma carta separada ao senador filipino Francis Tolentino, que criticou o filme por "violar os direitos dos pescadores filipinos", os censores disseram que pediram ao estúdio de Hollywood Warner Bros para "borrar" as controversas linhas do mapa.

notícias Cinema censura polêmica Filipinas Barbie linha dos nove pontos

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados