Avião que deve retirar brasileiros de Gaza - Divulgação/Sgt Johnson/Força Aérea Brasileira
Gaza

Avião que deve retirar brasileiros de Gaza decola em direção ao Egito

Aeronave da FAB deixou Roma da manhã de hoje, após 5 dias no aguardo de autorização para decolar

Giovanna Gomes Publicado em 18/10/2023, às 09h45

O avião destinado à repatriação de aproximadamente 30 brasileiros na Faixa de Gaza partiu em direção ao Egito nesta quarta-feira, 18, após esperar por autorizações em Roma por cinco dias.

O VC-2 (Embraer 190) da Força Aérea Brasileira (FAB) transporta consigo 40 purificadores de água portáteis, juntamente com dois kits de medicamentos e suprimentos enviados pelo governo brasileiro, a fim de atender à situação de emergência na Faixa de Gaza, que tem sido alvo de bombardeios por parte de Israel desde o dia 7 de outubro.

Segundo a FAB, cada um dos kits contém 48 itens, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios, ataduras, entre outros. De acordo com o portal de notícias UOL, os purificadores têm a capacidade de produzir água potável e podem atender até 13,5 mil pessoas por dia.

Etapas

Inicialmente, o VC-2 fará uma escala no Aeroporto Internacional de El-Arish, localizado a cerca de 60 quilômetros do posto de fronteira de Rafah, que separa Gaza do Egito.

Após a descarga dos suprimentos, a aeronave da FAB seguirá para o Cairo, a capital egípcia, onde aguardará orientações sobre o procedimento de retirada dos brasileiros que se encontram em Gaza.

Conforme informou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado na terça-feira, 17, cerca de 30 brasileiros e seus familiares diretos estão abrigados nas localidades de Khan Younis e Rafah, no sul de Gaza, aguardando a abertura do posto de fronteira de Rafah.

Egito guerra Roma notícias avião palestinos Gaza brasileiros Hamas

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone