Cena do filme ‘O Mundo Depois de Nós’ (2023) - Divulgação/Netflix
O Mundo Depois de Nós

Autor defende o final de O Mundo Depois de Nós: 'Respeita você'

Rumaan Alam, que escreveu o livro no qual o filme ‘O Mundo Depois de Nós’ se baseou, explicou o final da adaptação da Netflix

Redação Publicado em 11/12/2023, às 18h56

Na última sexta-feira, 8, o filme ‘O Mundo Depois de Nós’, estrelado por Julia Roberts e Mahershala Ali, chegou à Netflix. O longa-metragem, inspirado no livro de Rumaan Alam, conta a história de Amanda (Roberts) e Clay Sandford (Ethan Hawke), um casal que tem a calmaria de seu final de semana interrompida quando todos os meios de comunicação saem do ar. 

Durante o blackout, que, na verdade, se trata de um ciberataque aos Estados Unidos, George (Ali), e sua filha Ruth (Myha’la Herrold), proprietários da casa onde Amanda está hospedada com a família, pedem para ficar no local durante a queda nos meios de transmissão. 

Conforme repercutido pelo portal Giz Brasil, muitos telespectadores ficaram confusos com o final da produção. Pensando nisso, Alam, que também é produtor-executivo do longa, explicou o terceiro ato em uma entrevista concedida à revista americana Variety. Atenção: os esclarecimentos contêm spoilers de ‘O Mundo Depois de Nós’. 

Explicações

No livro que inspirou o filme, G. H., ou George, leva todos até um abrigo subterrâneo localizado na casa luxuosa de um dos vizinhos. Já no filme, Rose (Farrah Mackenzie) encontra o bunker e realiza o que mais desejava durante a viagem: assistir à temporada final da sitcom ‘Friends’, em DVD. Na conversa, Alam explicou os dois encerramentos:

"Terminar com o toque de humor específico que Sam [Esmail, diretor do filme] faz é muito satisfatório e gratificante. Digo que é engraçado, mas não acho que seja uma piada. Não acho que seja uma piada para Rose. Não acho que seja uma piada para o público. Não acho que seja uma piada em 'Friends'. É um lembrete de que a arte é uma espécie de bálsamo. A experiência teatral de assistir a este filme é tão poderosa porque já tive a chance de ver o público responder ao final três vezes, e ninguém sabe realmente o que fazer com isso. Eles ficam ‘isso é engraçado? Isso é assustador? Acabou mesmo?’ E eu amo muito isso", afirmou o produtor à Variety. 

O autor também defendeu o final em aberto da produção, pois, segundo ele, um encerramento onde “tudo vai ficar bem” seria insatisfatório para o espectador: “É um filme que respeita você como espectador o suficiente para não oferecer isso”, disse Alam

Você, como espectador, pode dizer: ‘Oh, eles não vão conseguir’. Mas tenho essa visão do G.H. como muito competente e sinto que ele resolveu todos os problemas. Mas não sei o que vai acontecer com Archie [Charlie Evans, filho de Amanda]. A verdade é que não sei. Isso é algo que ouvi muito Sam dizer, que ele também não sabe. Mas isso é aberto o suficiente para se tornar algo possuído pelo seu público […] Isso não seria tão insatisfatório? É um filme que respeita você como espectador o suficiente para não oferecer isso.”, completou o escritor à Variety. 
filme autor Produtor explicação encerramento O Mundo Depois de Nós Rumaan Alam

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados