Sargento Harold Schafer - Divulgação/DPAA
Estados Unidos

Após 80 anos, soldado da Segunda Guerra Mundial é enterrado nos EUA

O sargento Harold Schafer recebeu honras militares completas em Denver, trazendo alívio e paz para sua família após décadas de incerteza

Gabriel Marin de Oliveira Publicado em 30/07/2024, às 18h08

O sargento Harold Schafer, morto em combate na Alemanha em 1944 durante a Segunda Guerra Mundial, foi levado de volta ao seu estado natal, o Colorado, 80 anos depois de sua morte. Na manhã da última segunda-feira, 29, Schafer foi enterrado no Cemitério Nacional Fort Logan, em Denver, com honras militares completas, incluindo gaitas de fole e uma salva de 21 tiros.

O americano, que tinha 28 anos quando foi morto, juntou-se ao Exército em 1943 e foi enviado à Europa no ano seguinte como parte da 90ª Divisão de Infantaria. Sua unidade cruzou o Rio Saar em 6 de dezembro de 1944, em uma missão para capturar e manter as cidades alemãs de Pachten e Dillingen. Apenas quatro dias depois, ele foi ferido por tiros de metralhadora enquanto tentava ajudar um colega soldado e faleceu.

Após a guerra, várias investigações foram conduzidas na área de Pachten-Dillingen entre 1946 e 1950 pelo Comando de Registro de Túmulos Americano, resultando na recuperação de corpos de militares enterrados em um cemitério civil em Reimsbach, Alemanha. No entanto, o corpo de Schafer não pôde ser identificado na época. Foi somente em 26 de setembro de 2023 que a US Defense POW/MIA Accounting Agency conseguiu identificar seus restos mortais.

Luto Familiar

Segundo o 'New York Post', a morte de Harold deixou uma marca profunda em sua família, especialmente em sua avó, que nunca mais foi a mesma após a perda do neto.

Barb Bernhard, sobrinha do soldado, descreveu a dor prolongada da família ao não conseguir enterrar o corpo por tantas décadas. A recente identificação dos restos mortais trouxe uma surpresa bem-vinda e um alívio profundo para a família.

Foi de partir o coração, especialmente para minha avó. Ela nunca mais foi a mesma,” disse Bernhard, em entrevista à CBS News.

Ela expressou sua alegria e surpresa ao saber da identificação e a importância do serviço fúnebre para trazer paz à família. “Vovó, nós o trouxemos para casa. Ele está em casa. Tudo o que você sempre quis foi tê-lo em casa,” completou Barb emocionada.


*Sob supervisão;

Estados Unidos notícias Harold Schafer Segunda Guerra Mudial

Leia também

Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público