Arcebispo de Canterbury Justin Welby - Getty Images
Igreja Anglicana

Anglicanos conservadores rejeitam ‘líder’ por benção a casais gays

Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, aprovou oração de benção a casais do mesmo sexo no início do mês; entenda!

Redação Publicado em 21/02/2023, às 16h00

No início desse mês, Justin Welby, arcebispo de Canterbury, líder da Igreja Anglicana da Inglaterra, aprovou orações de bênção para casais gays. No entanto, sua posição sobre o casamento gay não mudou e os casais do mesmo sexo ainda não poderão se casar na igreja.

Mesmo assim, um grupo de representantes anglicanos de todo o mundo passou a rejeitar Welby como seu líder. Arcebispos de 10 das 42 províncias da Comunhão Anglicana assinaram uma declaração dizendo que não consideram mais Justin Welby "líder da comunhão global".

Segundo a BBC, o grupo ainda acrescentou que a Igreja da Inglaterra foi "desqualificada" como sua histórica "Igreja Mãe". Esta é a primeira vez na história que o líder de Canterbury é rejeitado por um grupo tão grande de outras igrejas. 

A Igreja de Canterbury

A BBC ainda informa que desde sua formação, em 1867, o arcebispo da Igreja de Canterbury assume o papel de líder espiritual da Comunhão Anglicana — uma irmandade global formada por 42 templos cristãos. 

Embora não tenha um poder formal, o arcebispo de Canterbury é visto como autoridade moral. Todavia, 10 arcebispos anglicanos — e mais dois de províncias separatistas nos Estados Unidos e Brasil — se apuseram à benção ou ao casamento entre casais do mesmo sexo. 

O grupo faz parte do chamado Global South Fellowship of Anglican Churches (GSFA), que alega representar 75% dos anglicanos espalhados por todo o mundo, em sua maioria na Ásia e África. 

Nesta última segunda-feira, 20, um comunicado emitido pelo GSFA apontou que eles "não são mais capazes de reconhecer o atual arcebispo de Canterbury como o primeiro líder entre iguais da comunhão global".

A Igreja da Inglaterra escolheu romper a comunhão com as províncias que permanecem fiéis à fé bíblica histórica", completa a nota.
Religião notícias Igreja Anglicana casamento gay Justin Welby arcebispo de Canterbury

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados