Alex Capogna durante execução do recorde - Divulgação/Guinness World Records
Guinness World Records

Americano de 31 anos quebra recorde de mais flexões em uma hora

O norte-americano Alex Capogna recentemente superou seu próprio recorde ao fazer número impressionante de flexões em uma hora; confira!

Éric Moreira Publicado em 13/08/2024, às 08h01

Todos os dias, pessoas de vários lugares do mundo tentam superar recordes, dos mais variados e inusitados possíveis, reconhecidos pelo Guinness World Records, o livro dos recordes. E recentemente o americano Alex Capogna superou um recorde envolvendo flexões, que pertencia a si mesmo.

Com 31 anos, Capogna realizou a maior quantidade de flexões feitas em uma hora. Anteriormente, ele já havia obtido esse recorde, realizando 884 flexões nesse período; mas dessa vez ele superou bastante a marca anterior, conseguindo fazer 1246 flexões — uma média superior a 20 flexões por minuto.

Em entrevista ao Guinness World Records, o recordista alegou que o maior desafio da marca é manter a forma de execução perfeita do movimento, visto que é essencial que o peito toque o chão a cada flexão, e o corpo permaneça rígido, sem dobras nos joelhos ou cintura. Confira vídeo do feito:

Ainda ao Guinness, Capogna contou ter se dedicado a um treinamento específico para aprimorar sua técnica. Durante dois anos, ele gradualmente aumentou o número de flexões que fazia, até que se sentiu confiante para contatar o Guinness e arriscar sua primeira tentativa oficial do recorde, no ano passado. A recente conquista, por sua vez, ele atribui ao "refinamento dessa prática".

Apesar do recorde bastante extremo e certamente desgastante, o americano ainda disse que não sentiu tanta fadiga muscular após o esforço; pelo contrário, apenas após 20 minutos de descanso, ele logo voltou ao desafio para tentar bater outro recorde de flexões, que segue em avaliação.

Meu objetivo é desenvolver esse tipo de relacionamento pessoal com o fracasso — por meio do treinamento físico, onde é mais fácil sintetizar — na esperança de que isso me sirva em todos os aspectos da vida. É um análogo para muitas coisas", declarou Capogna.

+ Italiano bate recorde de mais aviões puxados plantando bananeira

Motivação inicial

Conforme repercutido pela Revista Galileu, a motivação para Alex Capogna superar tal recorde surgiu ainda durante a adolescência, quando, em seu primeiro ano no ensino médio, ele conseguiu a pontuação mais baixa no teste de educação física em sua turma.

Desde então, ele decidiu se dedicar a treinamentos focados em flexões, e no último ano ele não só foi bem na avaliação, como inclusive estabeleceu o recorde escolar de flexões na barra, com 35 repetições.

"Acho que é bom falhar assim às vezes", comenta o recordista, por fim, ao Guinness. "Praticamente qualquer pessoa pode tentar fazer isso por si mesma, em qualquer lugar, sem necessidade de equipamento especial".

Estados Unidos Mundo curiosidades notícias recorde Guinness World Records Alex Capogna flexões

Leia também

Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix