Registro dos destroços do avião - Roberto Maltchik, TV Brasil
Air France

15 anos depois: O que se sabe sobre a série documental que retrata tragédia do voo da Air France

Nova série documental do Globoplay resgata a queda do voo da Air France, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris em 2009

Thiago Lincolins Publicado em 30/05/2024, às 11h00

15 anos depois, uma nova série documental do Globoplay vai retratar a queda do voo da Air France, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris em 2009. Na ocasião, 228 pessoas se encontravam na aeronave.

Com quatro episódios, "Rio-Paris: a tragédia do voo 447" relembra o episódio através de depoimentos dos familiares das vítimas. Um dos relatos vem de Fernando Bastos, que perdeu a mulher e o filho como resultado do acidente. 

Bastos e a família iriam para a Suécia, destino escolhido para passar férias, contudo, ele e a esposa optaram por pegar voos separados no mesmo dia. Em Paris, com a filha, Celine, foi informado do acidente.

"O sentimento era de 'sou amaldiçoado'. Me apoiei muito na minha filha. Ela que me trazia a normalidade pela pureza dela, a inocência de uma criança de 3 anos. Eles se foram, mas moram nos nossos corações. E a gente os carrega durante todos os dias da vida", disse ele, conforme repercutido pela Coluna Play, no O Globo.

Relatos e pesquisas

Além de mostrar o luto dos familiares, a série documental foi atrás de técnicos envolvidos nas investigações, jornalistas e especialistas em aviação. A produção também se baseou em pesquisas de áudio, vídeos, processos da justiça francesa e investigações brasileiras. Além disso, a série vai mostrar o que mudou na aviação após o desastre.

"A gente queria contar, claro, todos os detalhes possíveis sobre a investigação e o que causou esse acidente. Mas não queria deixar a história humana dos familiares de lado. Um dos grandes desafios, pensando no roteiro, foi como entrelaçar essas histórias humanas com as investigações que a gente fez para dizer o que aconteceu no cockpit (cabine de pilotagem) para que o avião tivesse esse fim trágico", explicou ao O Globo Andrey Frasson, roteirista.

Todos os episódios de "Rio-Paris: a tragédia do voo 447" serão disponibilizados no catálogo do Globoplay nesta sexta-feira, 31, dia que marca os 15 anos do acidente. 

Brasil Paris queda avião mortes Rio vítimas tragédia Voo da Air France

Leia também

Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa