Cena do filme 'Oppenheimer' (2023) - Divulgação
Oppenheimer

Oppenheimer: O detalhe perturbador que você pode ter perdido no filme

Em Oppenheimer, filme que retrata a história do criador da bomba atômica, um detalhe perturbador pode ter passado despercebido por muitos

Thiago Lincolins Publicado em 18/04/2024, às 12h16

Sucesso em bilheteria mundial, "Oppenheimer", de Christopher Nolan, finalmente foi lançado no streaming. Agora disponível no Prime Video, os telespectadores conferem a história da criação da bomba atômica e os desafios encarados pelo físico Julius Robert Oppenheimer. 

Abraçado pela crítica e o público, o filme chama atenção ao adaptar a história real presente no livro "Oppenheimer: O triunfo e a tragédia do Prometeu americano". Além do físico, o filme também aborda as pessoas que fizeram parte da trajetória do estudioso.

Uma delas é a intrigante Jean Tatlock, um dos grandes amores de Oppenheimer. Importante na saga do 'pai da bomba', ela teve um destino melancólico em 1944, quando foi encontrada morta após um caso de suícidio.

No filme de Nolan, o episódio é retratado de maneira angustiante. As cenas mostram que Jean se afogou na banheira, no entanto, um detalhe perturbador pode ter passado despercebido por quem assistiu 'Oppenheimer'. 

Quem assistiu ao filme atentamente pode ter percebido que, enquanto Tatlock se afoga na banheira, mãos com luvas pretas proporcionam um significado diferente para o episódio, que nunca foi esclarecido na vida real. 

Uma sequência de segundos mostra as mãos, na realidade, empurrando a cabeça da amante de Oppenheimer na banheira, enquanto ela luta pela vida. 

Comunista

Jean, comunista, já era alvo do FBI, entretanto, a perseguição se intensificou diante da ligação com Oppenheimer, que se envolveu em um dos projetos de guerra mais importantes da história dos Estados Unidos. 

Jean Tatlock em "Oppenheimer" - Divulgação

 

Após o sucesso no Projeto Manhattan, o físico foi acusado de envolvimento com comunistas e até acabou boicotado numa investigação marcada por falhas. Embora não fosse um deles, as pessoas ao redor do físico levantaram suspeitas das autoridades. 

Teoria

No entanto, outros teorizam que a cena, na realidade, seria uma representação da culpa que Oppenheimer carregou ao saber da morte da amada.

Conforme repercutido pelo Screen Rant, as luvas assumiriam um papel metafórico. O criador da bomba atômica teria se entristecido por deixar Jean ou por acreditar que a ligação com ela representaria um perigo.

Segunda Guerra bomba atômica morte filme cena amante detalhe Longa-metragem banheira Oppenheimer

Leia também

Irmãos Menendez: O familiar que acreditava na versão contada por Lyle e Erik


Titanic: Veja 5 mitos sobre o naufrágio mais famoso da História


Irmãos Menendez: Veja 5 momentos chocantes do julgamento de Lyle e Erik


"Mama Uganda": Veja a história da mulher que teve 44 filhos


Chaves: Conheça a inusitada inspiração para o Seu Madruga


O que teria acontecido no dia em que Agatha Christie desapareceu?