"Homem de Papel" é o oitavo romance de João Almino, responsável por trazer Aires para o século XXI
Machado de Assis é um dos nomes mais importantes da literatura brasileira, sendo que seus livros e contos são celebrados até os dias atuais. E para resgatar uma parte da obra de Machado de Assis, o autor João Almino, também muito importante para a literatura brasileira, resgata o clássicopersonagem-narrador conselheiro Aires para transportá-lo ao século XXI.
"Homem de papel" tira o personagem do papel de conselheiro e o coloca como protagonista metamorfoseado na história, onde ele consegue escapar para o mundo real, que é regido pela ignorância e estupidez. A história conta sobre Flor, que é trigêmea de Hugo e Miguel. A relação entre os três é cercada de uma eterna richa política, assim como os gêmeos de Machado, Esaú e Jacó. Seria Flor a pessoa que atrapalha a simetria ou seria ela um epicentro de equilíbrio nessa disputa entre irmãos?
O livro se torna moderno por inserir Aires em um mundo moderna onde as notícias são muito rápidas e todos estão cercados por redes sociais. Assim, ele se torna responsável por trazer a essência de Machado de Assis para o mundo moderno, resgatando o seu humor sarcástico em uma narrativa intrigante e inteligente.
O autor João Almino estará presente em um evento de lançamento que acontecerá no dia 12 de abril de 2022 para falar um pouco mais sobre a obra e como ele conseguiu transportar Aires, personagem tão icônico de Machado de Assis, para os tempos atuais. O evento acontecerá às 19 horas no canal da Livraria da Travessa no Youtube.