"Dicionário de História da África — Vol. 2" abordará a presença europeia no continente a partir do século XVI
Em 2017, os autores Nei Lopes e José Rivair Macedo lançaram a primeira edição do "Dicionário da História da África", a fim de expor a História do continente tendo-o como centro de tudo. Cinco anos depois, a dupla retoma sua parceria no segundo volume da série para aprofundar seus estudos sobre a África.
Na segunda edição do livro, os autores seguem a partir de onde o primeiro livro parou: logo após o período entre os séculos VII e XVI. Dessa vez, o leitor irá explorar a presença europeia na África a partir do século XVI, onde se culminou a partilha do continente e a instauração do colonialismo, tendo como fator principal o tráfico negreiro.
Uma vez que o tráfico humano foi fundamental para o crescimento econômico do "supremacismo" europeu, que até hoje rege as relações humanas na maior parte do mundo, os países do norte do planeta acabaram aproveitando da proximidade da África para dar continuidade ao mercado, o que acarretou nas piores consequências para os povos africanos e seus descendentes.
Além de tudo isso, o livro ainda conta com um grande número de verbetes biográficos, toponímicos, etnográficos e conceituais - tudo apoiado de uma extensa bibliografia que se torna importante para a apreensão de novos conteúdos para os estudiosos do assunto.
O livro será lançado pela Autêntica Editora no dia 13 de abril de 2022 e já está disponível para ser adquirido na pré-venda através da Amazon.