Glycério Geraldo Carnelosso fez história a partir de suas esculturas e pinturas, mas o passar dos anos não foi gentil com sua fama
Ao longo dos anos, diversos artistas plásticos brasileiros deixaram suas marcas na história da arte, sendo que as suas pinturas e esculturas foram imortalizadas na cultura do Brasil. No entanto, no meio de tantos nomes que triunfaram e sobreviveram às ações do tempo, muitos artistas foram esquecidos com o passar dos anos - como no caso de Glycério Geraldo Carnelosso.
Admirado e respeitado pela crítica, Carnelosso conseguiu uma fama considerável durante sua época. Contudo, devido à circustâncias históricas, seu nome foi injustamente fadado ao esquecimento, o que fez com que o artista que possui obras no acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Museu Paulista da Universidade de São Paulo se tornasse quase um desconhecido.
Em uma pesquisa que tomou muitos anos de sua vida, Ruth Sprung Tarasantchi - que é artista plástica, historiadora e autora de livros sobre os pintores paisagistas - resgatou informações valiosas sobre a vida e a obra de Carnelosso para criar uma biografia definitiva que redescobre o artista esquecido pelo tempo. Assim, ela celebra o centenário que o pintor completaria em 2021 se ainda fosse vivo.
No livro lançado no dia 4 de dezembro de 2021 pela KPMO Cultura e Arte em coedição com a Cultura Acadêmica Editora, Tarasantchi se propõe a buscar recortes de jornais e trabalhos que falassem sobre o artista, analisar suas obras e procurar qualquer registro existente sobre a vida de Carnelosso para colocar seu nome em evidência novamente. Assim, você terá um compilado de desenhos, gravuras, esculturas e pinturas juntamente da história de um nome tão importante para a arte brasileira.
Com a história de Carnelosso, é possível conhecer um tempo que foi esquecido juntamente com o artista: a época em que São Paulo se tornou a grande urbe do país, superando a então capital do Brasil - Rio de Janeiro - para se tornar um ícone da modernidade. Assim, você pode conhecer um pedaço da história do país enquanto explora a sensibilidade da visão do artista em suas criações - tudo isso sob o olhar cuidadoso de Ruth.
A obra que celebra o centenário de Carnelosso já está disponível na Amazon e pode ser adquirida na sua versão física para que você possa redescobrir esse artista junto de Ruth Sprung Tarasantchi.