'Vikings – A história definitiva dos povos do norte', de Neil Price, conta com imagens exclusivas
Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 01/11/2021, às 16h36 - Atualizado em 21/01/2022, às 16h10
O mais novo lançamento com selo Crítica, "Vikings – A história definitiva dos povos do norte", do arqueólogo inglês Neil Price, especializado na história dos escandinavos, apresenta detalhes surpreendentes da cultura destes povos.
Ao longo dos séculos, a história dos vikings foi contada de diferentes formas por autores da Idade Média, historiadores vitorianos e arqueólogos de várias gerações.
Na obra do professor de Arqueologia e História Antiga na Universidade de Uppsala, na Suécia, Neil Price, apresenta uma nova perspectiva sobre os povos nórdicos que impactaram a História da humanidade e, portanto, ainda hoje são amplamente estudados.
No decorrer da narrativa, os leitores irão se deparar com uma pesquisa minuciosa que investiga o que os vikings pensavam e sentiam. Além disso, o autor revela os principais aspectos culturais e sociais que os motivavam.
Conforme produções cinematográficas e literárias, os povos escandinavos ficaram conhecidos como bárbaros e detentores de uma agressividade marítima. Contudo, Neil Price busca mostrar além do estigma associado aos vikings.
“As culturas da Escandinávia nessa época eram predominantemente orais, pois não havia registros literários ou documentais — os vikings nunca escreveram suas próprias histórias”, disse o arqueólogo.
Conforme o escritor, estes povos tiveram grande impacto na expansão marítima. Além disso, eram inovadores, tanto em tecnologias quanto crenças. Eles teriam sido os principais responsáveis por moldar diferentes aspectos culturais e sociais dos quais são aplicados até os dias de hoje.
"Uma leitura emocionante. O esteriótipo dos vikings que conhecemos dos livros e filmes é desmontado e apresentado por Price em toda a sua complexidade e ambiguidade. Um livro repleto de histórias tão maravilhosas quanto aterrorizantes", analisou a crítica do The Wall Street Journal.
Disponível na Amazon, em formato Kindle e edição física, "Vikings – A história definitiva dos povos do norte", em suma, promete ir além dos livros convencionais de história e apresenta, ainda, imagens exclusivas.
Os arqueólogos são capazes de reconstruir como eram as casas e fazendas dos vikings, de que forma as pessoas ganhavam a vida e se sustentavam, o que nos permite obter uma ideia mais completa de como era sua economia. Também se pode pintar um quadro superficial e imperfeito da estrutura familiar e das hierarquias sociais — uma visão aproximada dos sistemas políticos e da forma como o poder se manifestava. A arqueologia é capaz, ademais, de recuperar atividades rituais, tanto para os vivos quanto para os mortos, o que por sua vez permite abrir janelas para a mente e as paisagens da religião. Não menos importante, tudo isso também possibilita ilustrar como os povos da Era Viking interagiam entre si, tanto no âmbito do enorme território que hoje compõe a Escandinávia como também muito além dessas fronteiras.