Sagan faria aniversário hoje, 9 de novembro, se ainda fosse vivo
Rafaela Bertolini, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 09/11/2021, às 19h00 - Atualizado às 12h15
Carl Sagan é um dos nomes mais famosos da ciência moderna, e os estudos do cientista norte-americano permanecem presentes até hoje através dos seus livros, artigos científicos e a série “Cosmos”, que criou ao lado de sua esposa, Ann Druyan.
Nascido em Nova York no dia 9 de novembro de 1934, Sagan completaria, hoje, 88 anos. Entretanto, diagnosticado com síndrome mielodisplásica (SMD), o cientista faleço aos 62 anos devido a uma grave pneumonia.
Considerado um dos maiores cientistas de todos os tempos, Carl deixou um legado que será lembrado para todos sempre pelos entusiastas da Ciência e Astronomia. E para relembrar a vida de Sagan, a Aventuras na História irá te levar para conhecer seus maiores feitos em vida. Confira:
Carl Sagan foi extremamente importante para a criação de programas espaciais dentro da NASA. Segundo o site Mundo Educação, Sagan foi conselheiro da organização espacial e colaborou em projetos que criaram o Apollo 11, que levou Neil Armstrong à Lua em 1969. Ele também participou ativamente no lançamento de sondas como Galileu e Voyoger, além de ter apontado que a lua de Saturno, Titã, possui compostos líquidos que possibilitaria a existência de vida no satélite natural.
Mestre em Física e doutor em Astronomia e Astrofísica, Carl Sagan foi muito mais do que apenas uma celebridade da televisão. Segundo o site eBiografia, Sagan chegou a lecionar na universidade de Berkeley, Califórnia e posteriormente trabalhou no Observatório Astrofísico Smithsonian. Mas o seu maior destaque no mundo acadêmico foi a sua passagem em Harvard, onde ele conciliava seu tempo com as atividades do Observatório. Na famosa universidade de Massachusetts, Carl realizou várias pesquisas e realizou palestras, além de ter orientado vários estudantes de pós-graduação.
Para se tornar uma das maiores celebridades da ciência, Carl Sagan somente precisou de um programa. Segundo a National Geographic, Sagan foi um dos maiores nomes da televisão entre os anos 1980 e 1990 devido ao sucesso de “Cosmos: Uma viagem pessoal”, criada ao lado de sua esposa, Ann Druyan. O principal objetivo do programa era divulgar a Astronomia para o público, contribuindo para a criação de uma geração fascinada pelo espaço. Carl chegou até mesmo a publicar um livro baseado na série, que está na lista de mais vendidos até hoje.