Saiba mais sobre a vida da Rainha do Crime a partir de seus clássicos mais famosos
Quando falamos em literatura policial e suspense, é impossível não citarmos Agatha Christie, dona de tramas de tirar o fôlego e finais surpreendentes. Conhecida como Rainha do Crime, a autora já vendeu um total de 4 bilhões de cópias e é a terceira mais publicada no mundo — perdendo apenas para a Bíblia e para Shakespeare. Graças à esses números, a autora deixou sua marca inesquecível no universo dos livros.
Nascida no dia 15 de setembro de 1890 no condado de Devonshire, na Inglaterra, Agatha Mary Clarissa Miller passou grande parte da sua infância sendo educada em casa e passava seu tempo livre escrevendo poemas e contos. O que ela não sabia é que, no futuro, seu talento nato a transformaria em uma das maiores escritoras de todos os tempos.
Primeiro livro e Hercule Poirot
Em 1914, quando começou a Primeira Guerra Mundial, Christie alistou-se como voluntária no Exército da Cruz Vermelha, trabalhando durante alguns anos como enfermeira e como assistente em uma farmácia. Aos 26 anos, a escritora manipulava venenos e tinha bastante conhecimento sobre substâncias nocivas à saúde — e não foi à toa que, em grande parte de seus livros, as vítimas eram mortas por este método.
Foi o caso de seu primeiro livro, escrito em 1917 e publicado apenas em 1920. A ideia era escrever uma história policial onde o leitor não pudesse descobrir o assassino antes do final do livro. Em “O Misterioso Caso de Styles”, uma personagem é encontrada morta por envenenamento em sua mansão. A partir daí, o detetive Hercule Poirot — que se tornou um dos nomes mais famosos dentro da ficção policial e apareceu em 33 obras da autora — precisa desvendar o mistério.
Conquistas e recordes da autora
Além de ter alcançado um título no Guinness Book pela quantidade de livros vendidos, Christie também alcançou mais um recorde inusitado: a autora é dona do livro mais espesso do mundo, medindo mais de 30cm e com 4.032 páginas. Nele, estão todos os 12 romances e 20 contos protagonizados por Miss Marple, outra personagem de sucesso de Christie — detetive e grande observadora da natureza humana.
Ao longo de sua carreira, a autora publicou mais de 80 livros de sucesso — alguns sob o pseudônimo de Mary Westmacott. Seu talento foi tão bem reconhecido que, em 1971, recebeu o título de Dama-Comendadora da ordem do Império Britânico pela rainha do Reino Unido, Elizabeth II.
Christie faleceu na cidade de Wallingford, na Inglaterra, no dia 12 de janeiro de 1975, em decorrência de uma pneumonia — mas seu nome tem um grande legado até os dias de hoje graças à suas obras impecáveis. Por isso, a Aventuras na História selecionou 5 obras disponíveis na Amazon, que todo amante de uma boa leitura precisa conferir:
1. O Misterioso Caso de Styles, de Agatha Christie (2014) - https://amzn.to/3fzPSdM
Ao encontrar John Cavendish, um velho conhecido, Mr. Hastings aceita seu convite para passar um tempo na casa de campo de Styles. O que não esperava é que, no meio da madrugada, Mrs. Emily Inglethorp, proprietária da mansão, seria encontrada morta em sua cama. Tudo indica que a morte tenha sido natural, mas o médico da família também levanta a suspeita de envenenamento. Para resolver o mistério, Mr. Hastings chama seu amigo Hercule Poirot que, em meio à muitas reviravoltas e mentiras, deverá descobrir o que realmente aconteceu naquela noite.
2. Morte no Nilo, de Agatha Christie (2020) - https://amzn.to/3m5QWbO
Em sua viagem de lua de mel em um cruzeiro pelo Rio Nilo, no Egito, um casal apaixonado se depara com diversas pessoas interessadas em sua fortuna. Quando a noiva é morta, Hercule Poirot entra em ação para tentar montar mais esse quebra-cabeça.
3. E não sobrou nenhum, de Agatha Christie (2014) - https://amzn.to/364nWM7
De acordo com a própria autora, a obra foi uma das mais difíceis de escrever. No entanto, o esforço valeu a pena, porque alcançou a marca de mais de 100 milhões de cópias vendidas! Na história, dez pessoas desconhecidas são convidadas, por meio de uma carta, para período de férias na Ilha do Soldado. O desespero toma conta do lugar quando uma série de assassinatos começa a acontecer e todos acabam se tornando suspeitos. A desconfiança aumenta conforme o número de pessoas vai diminuindo. Quem será o verdadeiro culpado?
4. O Assassinato de Roger Ackroyd, de Agatha Christie (2014) - https://amzn.to/2V1k740
A morte de um fidalgo industrial é a terceira de uma misteriosa sequência de crimes. Ameaças, chantagens, vícios e uma carta reveladora compõem o cenário desta trama, cujo transcorrer elenca novos suspeitos a todo instante, exigindo muita perspicácia de Poirot.
5. Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie (2020) - https://amzn.to/3nSz30w
Em uma madrugada de muita neve, à bordo do Expresso do Oriente, um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado. Caberá ao famoso detetive Hercule Poirot, que também está no luxuoso trem, investigar os passageiros e descobrir quem seria capaz de tamanha atrocidade.
+Adquira as obras listadas por meio da Amazon:
1. O Misterioso Caso de Styles, de Agatha Christie (2014) - https://amzn.to/3fzPSdM
2. Morte no Nilo, de Agatha Christie (2020) - https://amzn.to/3m5QWbO
3. E não sobrou nenhum, de Agatha Christie (2014) - https://amzn.to/364nWM7
4. O Assassinato de Roger Ackroyd, de Agatha Christie (2014) - https://amzn.to/2V1k740
5. Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie (2020) - https://amzn.to/3nSz30w
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W