Neste dia, em 1945, um dos mais tenebrosos capítulos da História tinha um desdobramento
Durante a Segunda Guerra Mundial, minorias que não se encaixavam no que o Terceiro Reich enxergava na 'raça pura' foram levadas para campos de concentração na Alemanha Nazista.
Entre essas pessoas, estavam judeus, homossexuais, ciganos, testemunhas de jeová, aqueles que não concordavam com o regime e pessoas com deficiência física. O complexo que englobava Auschwitz-Birkenau se tornou o maior deles, sendo marcado pelo alto número de mortes nas câmeras de gás.
"KL Auschwitz foi o maior dos campos de concentração e centros de extermínio nazistas alemães. Mais de 1,1 milhão de homens, mulheres e crianças perderam a vida aqui", diz o site do local que pode ser visitado na Alemanha.
Neste dia, em 1945, o momento de horror foi interrompido quando o Exército Vermelho entrou nos campos de concentração e libertou os prisioneiros de Auschwitz.
Pensando na data importante e os desdobramentos no mundo atual, marcado pelo negacionismo e ataques infundados, o site Aventuras na História conversou com Carlos Reiss, Coordenador-Geral do Museu do Holocausto de Curitiba.
Confira a entrevista abaixo!